(UDESC) adaptada - A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Isso significa optar pelo consumo de bens produzidos com tecnologia e materiais menos ofensivos ao meioambiente, utilização racional dos bens de consumo, evitando-se o desperdício e o excesso e ainda, após o consumo, cuidar para que os eventuais resíduos não provoquem degradação ao meio ambiente. Principalmente: ações no sentido de rever padrões insustentáveis de consumo e minorar as desigualdades sociais. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existente no planeta; grande extensão de terras cultiváveis.
1. De acordo com esta definição, o desenvolvimento sustentável pressupõe: *
1 ponto
a) traçar um novo modelo de desenvolvimento econômico para nossa sociedade com o uso racional dos recursos naturais disponíveis e indisponíveis.
b) a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico;
c) a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.
d) definir os critérios e instrumentos de avaliação do custo-benefício e os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.
2. (FGV-SP) ADAPTADA - Nos jornais em todo o mundo, cotidianamente a palavra crise está presente e associada à economia. Várias reuniões de lideranças mundiais são realizadas para discutir a crise econômica e, nelas, a questão ambiental é geralmente tratada com menor profundidade com que se discutem os problemas econômicos. Um dos grandes desafios para diminuir o peso da crise ambiental é: *
1 ponto
a) difundir, em escala global, os hábitos de consumo que estão presentes nos países tradicionalmente desenvolvidos.
b) controlar a natalidade nos países mais pobres e emergentes de modo a retardar a chegada dos 8 bilhões de habitantes previstos para 2015.
c) desenvolver pesquisas de novas tecnologias para incentivar o uso de recursos naturais menos susceptíveis ao esgotamento.
d) expandir modelos econômicos neoliberais que concretizem ações voltadas à educação ambiental nos países pobres.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 D
2 C
Explicação:
acabei de fazer está certo.
1 – O desenvolvimento sustentável pressupõe definir os critérios e instrumentos de avaliação do custo-benefício e os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação. Letra D.
Desenvolvimento sustentável é aquele que procura prover as necessidades da geração atual sem afetar as gerações futuras de suprirem suas necessidades. Esse desenvolvimento procura não esgotar os recursos naturais, mas também atingir nível satisfatório nas esferas sociais, econômicas e culturais. Ou seja, visa a sustentabilidade ambiental, social, econômica e política das sociedades.
2 – Um dos grandes desafios para diminuir o peso da crise ambiental é desenvolver pesquisas de novas tecnologias para incentivar o uso de recursos naturais menos susceptíveis ao esgotamento. Letra C.
A diminuição do peso da crise ambiental deve considerar a importância do desenvolvimento de pesquisas e de novas tecnologias que incentivem a utilização de recursos naturais que sejam renováveis.
Bons estudos!