(UDESC 2017/2)Sobre os processos de industrialização é correto afirmar que:A) No final do século XIX ocorreu a chamada “Segunda Revolução Industrial”, com a diversificação do uso da energia elétrica, que permitiu o desenvolvimento do rádio e do telefone; assim como a invenção do motor à explosão, que permitiu o surgimento do automóvel e do avião.B) A produção de bens no antigo Egito era realizada por artesãos que gozavam de boa reputação em toda a sociedade, sendo famosos e bem remunerados por isso.C) A moenda da cana-de-açúcar, no Brasil colonial, era realizada com base no trabalho assalariado e na produção em série, visando diminuir o preço do produto para vendê-lo em grande quantidade para o mercado interno.D) A chamada Revolução Industrial iniciou-se na Alemanha, graças às inovações produzidas nas universidades que aplicaram os conhecimentos em empresas públicas para atender à melhoria das condições de vida da classe trabalhadora.E) No século XX ficou comprovada a tese de que, na divisão internacional do trabalho, alguns países com vocação agrária podiam se tornar economicamente desenvolvidos, sem que houvesse indústrias em seu território.
Soluções para a tarefa
A) No final do século XIX ocorreu a chamada “Segunda Revolução Industrial”, com a diversificação do uso da energia elétrica, que permitiu o desenvolvimento do rádio e do telefone; assim como a invenção do motor à explosão, que permitiu o surgimento do automóvel e do avião.
Correto. Se a primeira revolução fundamentou-se nas máquinas a vapor e no setor de produção de bens básicos, a segunda Revolução Industrial, por sua vez, pautou-se no desenvolvimento das tecnologia de comunicação, tais como o rádio e o telefone, e do motor a combustão, fundamental para o setor do transporte.
B) A produção de bens no antigo Egito era realizada por artesãos que gozavam de boa reputação em toda a sociedade, sendo famosos e bem remunerados por isso.
Falso. Nem todo o setor produtivo do antigo Egito contava com boa reputação e respeito social. A maior parte dos trabalhadores do setor produtivo estavam submetidos à rígida hierarquia social egípcia.
C) A moenda da cana-de-açúcar, no Brasil colonial, era realizada com base no trabalho assalariado e na produção em série, visando diminuir o preço do produto para vendê-lo em grande quantidade para o mercado interno.
Falso. Durante o período colonial no Brasil o trabalho era, majoritariamente, realizado por mão de obra escrava, e não assalariada.
D) A chamada Revolução Industrial iniciou-se na Alemanha, graças às inovações produzidas nas universidades que aplicaram os conhecimentos em empresas públicas para atender à melhoria das condições de vida da classe trabalhadora.
Falso. A Revolução Industrial iniciou-se na Inglaterra, que já tinha grandes quantidades de capital acumulado para tais investimentos.
E) No século XX ficou comprovada a tese de que, na divisão internacional do trabalho, alguns países com vocação agrária podiam se tornar economicamente desenvolvidos, sem que houvesse indústrias em seu território.
Falso. O século XX demonstrou o contrário: que o desenvolvimento econômico se dá no setor industrial e que os países agrícolas seriam, sempre, considerados subdesenvolvidos.
Resposta:
A) Correto
B) Falso
C) Falso
D)Falso
E Falso