(UDESC 2015/2)Analise a seguinte notícia:“Se o impasse entre a Grécia e a zona euro ‘chegar ao limite’, será preferível optar por uma saída da união monetária a um terceiro memorando com a troika, escreve em editorial o jornal Left.gr, controlado pelo partido Syriza de Alexis Tsipras. Entre essas duas opções difíceis, o jornal prefere abandonar a zona euro, já que essa opção oferece, pelo menos, “um raio de esperança.”(Jornal do Syriza: Saída do euro preferível a terceiro memorando. In: Observador. 16/03/2015).Sobre a situação atual da Grécia na União Européia, analise as proposições.I. Situada na periferia da Europa, fazendo fronteira com a Turquia, a Grécia é um país importante do ponto de vista cultural, embora pouco significativo do ponto de vista econômico para a comunidade europeia.II. A chamada “democracia ateniense” era na antiguidade um sistema de governo calcado no debate em praça pública, enquanto hoje é adotado o sistema liberal representativo.III. A Grécia demonstra o paradoxo da moderna democracia, pois o mercado financeiro tenta obrigar o governo eleito a adotar medidas contrárias às do seu programa original, aprovado pela maioria da população.Assinale a alternativa correta.A) Somente a afirmativa I é verdadeira.B) Somente a afirmativa II é verdadeira.C) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.D) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.E) Todas as afirmativas são verdadeiras.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Olá,
I. Verdadeiro. A Grécia é um país importante do ponto de vista cultural, mas atualmente é considerada um país situado na "periferia europeia", próxima de regiões relativamente mais pobres.
II. Verdadeiro. O modelo de "democracia ateniense" possuía o debate em praça pública, enquanto atualmente trata-se do modelo liberal.
III. Verdadeiro. A Grécia é o clássico exemplo do drama das democracias modernas, onde há um paradoxo o desejo da população se confronta com as demandas e pressões do mercado.
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.
Abraços!
Perguntas interessantes