(UDESC 2009)O período monárquico no Brasil costuma ser dividido em três momentos distintos: Primeiro Reinado (1822-1831); Regências (1831 1840) e Segundo Reinado (1840-1889). Sobre as principais questões que marcaram esses momentos, assinale a alternativa incorreta.A) A Guerra do Paraguai marcou o Primeiro Reinado e foi a grande responsável pelo enfraquecimento do poder de D. Pedro I, resultando na Independência do Brasil.B) A primeira etapa da monarquia brasileira teve dificuldades para se consolidar, o Primeiro Reinado foi curto e marcado por tumultos e conflitos entre D. Pedro I - que era português com os brasileiros.C) A primeira Constituição Brasileira foi outorgada em 1824, por D. Pedro I.D) A segunda etapa da história do Brasil monárquico inicia-se em 1831, com a renúncia de D. Pedro I em favor do filho Pedro de Alcântara, com apenas cinco anos de idade.E) O terceiro momento da monarquia no Brasil inicia-se com o reinado de Dom Pedro II, período marcado pela centralização do poder de um lado e pelas disputas políticopartidárias entre liberais e conservadores, de outro.
Soluções para a tarefa
A) A Guerra do Paraguai marcou o Primeiro Reinado e foi a grande responsável pelo enfraquecimento do poder de D. Pedro I, resultando na Independência do Brasil.
Falso. A Guerra do Paraguai ocorreu durante o período da Segunda República, quando o imperador era Dom Pedro II. Seu governo é que foi enfraquecido por ela.
B) A primeira etapa da monarquia brasileira teve dificuldades para se consolidar, o Primeiro Reinado foi curto e marcado por tumultos e conflitos entre D. Pedro I - que era português com os brasileiros.
Correto. O primeiro reinado contou com uma série de problemas, revoltas e rebeliões, gerando uma boa quantidade de desafios para o recém formado Império Brasileiro.
C) A primeira Constituição Brasileira foi outorgada em 1824, por D. Pedro I.
Correto. A primeira Constituição da história do Brasil foi outorgada pelo Imperador Dom Pedro I em 1824.
D) A segunda etapa da história do Brasil monárquico inicia-se em 1831, com a renúncia de D. Pedro I em favor do filho Pedro de Alcântara, com apenas cinco anos de idade.
Correto. Este momento marca o início do Segundo Reinado, período que encaminha o fim da monarquia do Brasil, repleto de rebeliões e conflitos internos.
E) O terceiro momento da monarquia no Brasil inicia-se com o reinado de Dom Pedro II, período marcado pela centralização do poder de um lado e pelas disputas político-partidárias entre liberais e conservadores, de outro.
Correto. O terceiro período marcante da monarquia é aquele sob o governo de Dom Pedro II. Amante do conhecimento e das artes, foi um dos mais importantes líderes políticos do país, sendo responsável por uma série de avanços em áreas culturais.
Resposta: A) A Guerra do Paraguai marcou o Primeiro Reinado e foi a grande responsável pelo enfraquecimento do poder de D. Pedro I, resultando na Independência do Brasil.
Explicação: Letra (A) é falsa.