História, perguntado por aireGamer6675, 1 ano atrás

(UDESC 2009)A implantação das colônias no Estado de Santa Catarina, dentre outros fatos, deu início ao processo de disputa pela terra entre colonos e populações nativas. Das leituras possíveis sobre essa história, a que se apresenta como incorreta na historiografia atual é:A) Os colonos utilizavam armas de fogo para afugentar os indígenas, estes, por sua vez, também atacavam os colonos com as armas que possuíam. As disputas aumentavam em força e agressividade, marco disso foram as contratações dos serviços dos "bugreiros" para caçar e matar os indígenas nos próprios acampamentos.B) Dentro de um quadro em que o nativo aparecia como selvagem, não civilizado, etc., as disputas pela terra que sustentaram o processo colonizador praticamente dizimaram as nações indígenas que viviam no interior do território catarinense.C) O território que na atualidade se identifica como o Estado de Santa Catarina era coberto de floresta, com exceção do litoral e das áreas esparsas do planalto; o interior do território era ocupado quase tão somente pelas populações indígenas, até pelo menos meado do século XIX.D) Por mais dura e cruel que possa parecer, a exterminação dos indígenas foi indispensável para o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. Sem os europeus que aqui chegaram, o Estado jamais teria adentrado no processo civilizador. Além disso, hoje há medidas compensatórias, além das demarcações de reservas para os índios, há as cotas universitárias.E) Com a colonização aumentando a cada dia, mais terras eram requisitadas e mais florestas eram derrubadas com a intenção de transformá-las em propriedade agrícola, esse processo reduziu drasticamente a área da qual os indígenas dependiam para seu sustento, isso acirrou os embates. Era a luta pela sobrevivência.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
1

A) Os colonos utilizavam armas de fogo para afugentar os indígenas, estes, por sua vez, também atacavam os colonos com as armas que possuíam. As disputas aumentavam em força e agressividade, marco disso foram as contratações dos serviços dos "bugreiros" para caçar e matar os indígenas nos próprios acampamentos.

Correto. A presença de grupos bugreiros ainda está na memória de muitos moradores do sul do país, com destaque para Santa Catarina. Estes homens eram responsáveis por caçar e eliminar indígenas da região ocupada pelos imigrantes.


B) Dentro de um quadro em que o nativo aparecia como selvagem, não civilizado, etc., as disputas pela terra que sustentaram o processo colonizador praticamente dizimaram as nações indígenas que viviam no interior do território catarinense.

Correto. Havia ainda uma visão do indígena como selvagem e impossível de ser associado ao progresso pretendido pelos colonos. Isso motivou a caça e eliminação destes povos.


C) O território que na atualidade se identifica como o Estado de Santa Catarina era coberto de floresta, com exceção do litoral e das áreas esparsas do planalto; o interior do território era ocupado quase tão somente pelas populações indígenas, até pelo menos meado do século XIX.

Correto. Antes da chegada dos europeus e outros colonos, a região era constituída de amplas zonas de mata e floresta, ocupada pelos indígenas.



D) Por mais dura e cruel que possa parecer, a exterminação dos indígenas foi indispensável para o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. Sem os europeus que aqui chegaram, o Estado jamais teria adentrado no processo civilizador. Além disso, hoje há medidas compensatórias, além das demarcações de reservas para os índios, há as cotas universitárias.

Incorreto. É impossível determinar o que teria acontecido com a região ocupada pelo Estado se os indígenas não tivessem sido dizimados.


E) Com a colonização aumentando a cada dia, mais terras eram requisitadas e mais florestas eram derrubadas com a intenção de transformá-las em propriedade agrícola, esse processo reduziu drasticamente a área da qual os indígenas dependiam para seu sustento, isso acirrou os embates. Era a luta pela sobrevivência.

Correto. O processo de crescimento da produção agrícola estava intimamente associado ao processo de disputa entre indígenas e colonos no contexto da ocupação tardia.

Perguntas interessantes