História, perguntado por AnneBeatriz610, 1 ano atrás

(UDESC 2008)"Organizadas em oposição a João Goulart, as Marchas da Família se transformaram em forte apoio ao governo militar, reunindo uma massa de civis, nas capitais e interior do país." (REVISTA DE HISTÓRIA DA BIBLIOTECA NACIONAL. Ano 1, n. 8, fev./mar. de 2006. p. 60.)Relacionando o fragmento acima ao golpe militar no Brasil, é correto afirmar:A) As torturas e as perseguições políticas são matérias para ficção, pois o Brasil sempre foi um país estável politicamente.B) Havia receio dos setores mais progressistas do Brasil de que os norte-americanos invadissem o país.C) O medo, em relação ao comunismo, não existia no meio social, posto que o país, em especial suas elites, sempre foi simpático às idéias comunistas.D) Por ocasião do golpe houve um movimento civil conservador, inicialmente organizado em oposição ao governo do presidente trabalhista João Goulart, manifestado nas Marchas da Família com Deus pela Liberdade.E) Não houve exílio de brasileiros, pois a Constituição de 1967 garantia a liberdade de expressão política.

Soluções para a tarefa

Respondido por Atlantis
210

D) Por ocasião do golpe houve um movimento civil conservador, inicialmente organizado em oposição ao governo do presidente trabalhista João Goulart, manifestado nas Marchas da Família com Deus pela Liberdade.

Respondido por ferretti
250

A) As torturas e as perseguições políticas são matérias para ficção, pois o Brasil sempre foi um país estável politicamente.

Falso. O Brasil torturou e perseguiu politicamente com bastante frequência, principalmente no período do regime militar, entre 1964 1985.


B) Havia receio dos setores mais progressistas do Brasil de que os norte-americanos invadissem o país.

Falso. O receio era inverso. O medo era dos setores reacionários de que os comunistas invadissem o país. É importante lembrar que estamos falando do período de Guerra Fria.


C) O medo, em relação ao comunismo, não existia no meio social, posto que o país, em especial suas elites, sempre foi simpático às idéias comunistas.

Falso. O país nem sempre foi simpático às ideias comunistas e havia sim, um medo generalizado de que o comunismo chegasse ao Brasil, principalmente por conta da Guerra Fria.



D) Por ocasião do golpe houve um movimento civil conservador, inicialmente organizado em oposição ao governo do presidente trabalhista João Goulart, manifestado nas Marchas da Família com Deus pela Liberdade.

Correto. Um movimento reacionário - cuidado ao usar o termo conservador - foi responsável por utilizar da manifestação acima intitulada para legitimar um golpe de Estado.


E) Não houve exílio de brasileiros, pois a Constituição de 1967 garantia a liberdade de expressão política.

Falso. Haviam exilados sim. Muitos cantores, intelectuais e outras pessoas acabaram recorrendo ao exílio para não serem perseguidas.


abraços!

Perguntas interessantes