História, perguntado por vestmedk979, 1 ano atrás

(UDESC 2008)No decorrer do século XIX, as grandes potências européias lançaram-se à conquista colonial da África e da Ásia. Sobre a ocupação da África e suas conseqüências, é incorreto afirmar:A) A violência em que se deu a colonização provocou grandes distorções nas estruturas econômicas, sociais e culturais dos territórios dominados. Intrigas entre etnias foram estimuladas e antigos reinos destruídos, vencidos pela superioridade militar dos colonizadores.B) Os europeus demarcaram fronteiras, confiscaram terras, forçaram grupos nômades a fixar-se em territórios específicos. Em conseqüência disso, os Estados africanos atuais, na sua maioria, não têm a mesma unidade cultural, lingüística e social.C) A ocupação do território africano destruiu estruturas tradicionais; a economia comunitária ou de subsistência foi totalmente desorganizada, pela introdução de cultivos e outras atividades, destinadas a atender exclusivamente às necessidades das metrópoles.D) A ocupação européia beneficiou o continente africano, pois possibilitou a inserção da África na economia capitalista mundial. Antes da colonização européia, a economia africana restringia-se a suprir as necessidades básicas de sua população; assim, os africanos viviam sob condições de vida bastante atrasadas.E) A ocupação das colônias criou sérios problemas (muitos ainda não resolvidos, mesmo na atualidade). Pode-se dizer que muitos dos conflitos étnicos que existem hoje na região são conseqüências da dominação colonial da África.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
533

A) A violência em que se deu a colonização provocou grandes distorções nas estruturas econômicas, sociais e culturais dos territórios dominados. Intrigas entre etnias foram estimuladas e antigos reinos destruídos, vencidos pela superioridade militar dos colonizadores.

Correto. A superioridade militar dos colonizadores estava concentrada no uso de tecnologia bélica superior, o que possibilitava, na maioria das vezes, vitórias sem grandes empenhos humanos.


B) Os europeus demarcaram fronteiras, confiscaram terras, forçaram grupos nômades a fixar-se em territórios específicos. Em conseqüência disso, os Estados africanos atuais, na sua maioria, não têm a mesma unidade cultural, lingüística e social.

Correto. Os africanos estiveram nas mãos dos europeus e, com isso, acabaram sendo fadados ao fracasso como unidade territorial, dado que os países existentes hoje não tem concentrados dentro de si uma mesma cultura étnica, mas, por vezes, grupos rivais.


C) A ocupação do território africano destruiu estruturas tradicionais; a economia comunitária ou de subsistência foi totalmente desorganizada, pela introdução de cultivos e outras atividades, destinadas a atender exclusivamente às necessidades das metrópoles.

Correto. A África foi usada como um grande campo fornecedor de lucros para os europeus e, neste sentido, foi destruída toda forma de produção que não correspondesse aos interesses europeus na região.


D) A ocupação européia beneficiou o continente africano, pois possibilitou a inserção da África na economia capitalista mundial. Antes da colonização européia, a economia africana restringia-se a suprir as necessidades básicas de sua população; assim, os africanos viviam sob condições de vida bastante atrasadas.

Falso. A África não foi beneficiada pela invasão europeia denominada imperialismo. Culturas destruídas, tribos rivais unidas em territórios independentes, milhões de homens e mulheres assassinados por motivos diversos.


E) A ocupação das colônias criou sérios problemas (muitos ainda não resolvidos, mesmo na atualidade). Pode-se dizer que muitos dos conflitos étnicos que existem hoje na região são conseqüências da dominação colonial da África.

Correto. Muitos conflitos étnicos foram incentivados pelos europeus, o que indica sua profunda ligação na manutenção das desgraças humanitárias que, até hoje, tomam a África,

Respondido por UrsinhoPooh2
168

D)   A ocupação européia beneficiou o continente africano, pois possibilitou a inserção da África na economia capitalista mundial. Antes da colonização européia, a economia africana restringia-se a suprir as necessidades básicas de sua população; assim, os africanos viviam sob condições de vida bastante atrasadas.

Perguntas interessantes