(UDESC 2008)A Revolução de 1930 marcou a história republicana brasileira, que passou a ser dividida, a partir de então, entre República Velha e República Nova. Sobre esse episódio, leia e analise as afirmativas abaixo.I - Denomina-se Revolução de 1930 o movimento armado que depôs o então presidente da República Washington Luiz Pereira de Souza, pouco antes do término do seu mandato.II - Getúlio Vargas não tomou parte nesse movimento, assumindo uma postura legalista e democrática, que marcaria sua história política.III - O objetivo principal desse movimento era impedir a posse de Júlio Prestes, que havia derrotado a chapa de Getúlio Vargas e João Pessoa, nas eleições presidenciais de março de 1930.IV - Os protagonistas desse episódio esforçaram-se por ampliar o significado da Revolução, investindo na idéia de República Nova como ruptura em relação à República Velha, e associando o regime instalado em 1930 à idéia de Brasil moderno.V - A Revolução de 1930 marcou a história republicana brasileira, ao romper com o controle oligárquico do poder político e inaugurar uma longa fase de governo democrático, somente rompida com o Golpe de 1964.Assinale a alternativa correta, em relação às afirmativas.A) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.B) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.C) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.D) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.E) Todas as afirmativas são verdadeiras.
Soluções para a tarefa
I - Denomina-se Revolução de 1930 o movimento armado que depôs o então presidente da República Washington Luiz Pereira de Souza, pouco antes do término do seu mandato.
Correto. O movimento da Revolução de 1930 foi capaz de retirar do poder o presidente eleito Washington Luiz Pereira de Souza.
II - Getúlio Vargas não tomou parte nesse movimento, assumindo uma postura legalista e democrática, que marcaria sua história política.
Falso. Vargas esteve envolvido com os desdobramentos deste evento, até porque ele é que assumiu o poder após a deposição do presidente.
III - O objetivo principal desse movimento era impedir a posse de Júlio Prestes, que havia derrotado a chapa de Getúlio Vargas e João Pessoa, nas eleições presidenciais de março de 1930.
Correto. Ao impedir a posse de Júlio Prestes, os partidários de Vargas pretendiam coloca-lo como presidente mesmo que ele tivesse perdido as eleições.
IV - Os protagonistas desse episódio esforçaram-se por ampliar o significado da Revolução, investindo na idéia de República Nova como ruptura em relação à República Velha, e associando o regime instalado em 1930 à idéia de Brasil moderno.
Correto. A ideia era indicar que, a partir daquele momento, uma nova história nascia para o Brasil, em contraposição ao passado.
V - A Revolução de 1930 marcou a história republicana brasileira, ao romper com o controle oligárquico do poder político e inaugurar uma longa fase de governo democrático, somente rompida com o Golpe de 1964.
Falso. A Revolução de 30 instalou uma longa fase de autoritarismo, não de governo democrático. Ora, Vargas não havia sido eleito.
Resposta:
LETRA B
Explicação