História, perguntado por lucasmuttoni, 11 meses atrás

UCS/RS) O Código Hamurabi, um bloco de pedras com 2,25 metros de altura, encontra-se hoje no Museu do Louvre, em Paris. Dos muitos artigos de lei nele gravados, cerca de 250 já foram decifrados. Com isso, informações sobre a sociedade mesopotâmica puderam ser reveladas. FIGUEIRA, D. História. São Paulo: Ática, 2003, p. 26. Analise, quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F), as afirmativas abaixo sobre a sociedade mesopotâmica e o seu código de leis: ( ) A chamada Lei de Talião (talionis, em latim, significa “tal” ou “igual”) apareceu pela primeira vez no Código de Hamurabi. Ela pregava o princípio do “olho por olho, dente por dente”, ou seja, ao infrator aplicava-se um castigo proporcional ao dano causado. ( ) O Código de Hamurabi trata dos mais variados assuntos relativos à vida cotidiana. Abrange, entre outros temas, a regulamentação e o exercício das profissões, fixando a remuneração dos trabalhadores e as normas a respeito do casamento, da assistência às viúvas, aos órfãos, aos pobres, etc. ( ) Na maioria das sociedades atuais, a Lei de Talião não é mais aplicada. No entanto, há países do Oriente Médio em que ainda se paga olho por olho, literalmente. Na Arábia Saudita, no Iêmen e em alguns dos Emirados Árabes, ladrões têm as mãos cortadas.

Soluções para a tarefa

Respondido por guilhermeRL
559

Segue as respostas:



(V) Esta lei era responsável pelo que podemos chamar também de; dois pesos e duas medidas. Consiste na igual retaliação de prejuízos, sejam eles físicos ou morais e em casos mais graves era posto em troca, a vida dos indivíduos (olho por olho, dente por dente).


(F) Na verdade o código de Hamurábi determinava o comportamento de classes dentro do âmbito social da época, tendo em vista que a sociedade responsável por esta “legislação” era estratificada.


(V)Sim, são casos peculiares que se distinguem de acordo com a lei de determinado Pais ou mesmo Estado.



Att: Guilherme lima

Perguntas interessantes