Português, perguntado por Giovana070, 8 meses atrás

(UCS 2004) Em relação à obra O quinze, de Rachel de Queiroz, é correto afirmar
que:
A) os retirantes aproveitaram a carne de uma rês que morreu do mal-do-chifre.
B) Chico Bento não era solidário com os retirantes mais necessitados.
C) Conceição é a personagem que efetua a ligação entre o universo dos ricos e dos
pobres.
D) o sucesso da família de Chico Bento confirma que, após o sofrimento, se chega a
um final feliz
E) a narrativa apresenta a divisão, própria do romance social, entre pobres bons e
ricos maus.

Soluções para a tarefa

Respondido por PorcoVoadorEstudante
4

Resposta:

Conceição é a personagem que efetua a ligação entre o universo dos ricos e o dos pobres.

Explicação:

a) A ação da obra se desdobra na primeira década do século XX, e não no século XV, ambientando suas intrigas na grande seca de 1915.

b) Chico Bento era vaqueiro, vivia na fazenda de dona Maroca, em Quixadá. Seu sustento vinha da terra, mas como a seca assolava a região, teve que abandonar o lugar e migrar com a família.

c) Conceição, jovem de família bem situada socialmente, realiza trabalho voluntário em favor dos agelados pela seca, estabelecendo a conexão entre dois universos distintos.

d) Por se tratar de um romance que dramatiza eventos ocorridos durante uma seca devastadora, há mortes, inclusive de crianças, e as personagens não necessariamente conseguem tudo aquilo que aspiravam.

e) Como já informado, Conceição é uma jovem de uma família rica, que é também solidária e dedicada a causas sociais, portanto não há, em O quinze, maniqueísmo.

Respondido por larissamagrani
4

A obra "O Quinze", de Raquel de Queiroz, narra a história de uma moça nordestina e traz aspectos do regionalismo brasileiro (C).

A partir da década de 1930, a literatura brasileira passou por uma metamorfose: o tema dos escritores brasileiros se tornou a problemática do país.

Com um certo pessimismo nas análises da nação e, ao mesmo tempo, evidenciando as mazelas sociais, como: a fome, a desigualdade social e a injustiça, escritores como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto iniciaram seu percurso literário.

Nesse sentido, o enredo dos poemas, das crônicas, do cinema e da prosa fixou-se no regionalismo, deixando de lado a evidência da cultura europeia no Brasil.

Link: brainly.com.br/tarefa/23116653

Anexos:
Perguntas interessantes