(U erj) Todas as células do organism o humano possuem uma diferença de potencial elétrico entre as faces interna e externa da m em brana plasm ática. Nas células nervosas, essa diferença é denom inada potencial de repouso, pois um estímulo é capaz de desencadear uma fase de despolarização seguida de outra de repolarização; após isso, a situação de repouso se restabelece. A alteração de polaridade na m em brana dessas células é cham ada de potencial de ação, que, repetindo-se ao longo dos axônios, form a o m ecanismo responsável pela propagação do im pulso nervoso. O gráfico a seguir mostra a form ação do potencial de ação.Descreva as alterações iônicas ocorridas no local do estímulo responsáveis pelos processos de despolarização e repolarização da membrana dos neurônios.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Os processos de despolarização e repolarização, como mostrado na figura, representam os processos associados à bomba de sódio e potássio, a qual é responsável por controlar a entrada e saída destes íons nas células.
Despolarização e Repolarização da Membrana
A despolarização ocorre na primeira situação, em que existe a entrada massiva de íons sódio na membrana, gerando um aumento exponencial do potencial de membrana.
Posteriormente, ocorre a entrada, mais lenta, de íons potássio, gerando uma leve repolarização, a fim de voltar ao estado inicial da membrana, em torno de -70 mV.
Mais sobre despolarização da membrana: brainly.com.br/tarefa/16931828
#SPJ3
Anexos:
Perguntas interessantes
Administração,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Ed. Moral,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás