(U.E. Londrina) Marque a alternativa incorreta sobre o romance O Quinze, de Raquel de Queiroz: *
A) Escrito por Raquel de Queiroz aos 15 anos, O Quinze apresenta a vida de Conceição, uma jovem normalista também de 15 anos que se apaixona por seu primo Vicente, pecuarista que procura salvar a fazenda da família das garras do coronel Chico Bento.
B) O sucesso que rapidamente alcançou em todo o país esta obra de uma jovem cearense fez com que O Quinze, publicado pouco depois de A Bagaceira, de José Américo de Almeida, fosse uma das obras fundamentais na divulgação do regionalismo de 30.
C) A obra de estreia de Raquel de Queiroz usa a seca de 1915 no Ceará como pano de fundo para revelar o sofrimento e as angústias tanto dos miseráveis quanto dos proprietários rurais.
D) Narrado na terceira pessoa, utilizando da onisciência, o romance apresenta dois núcleos dramáticos que se cruzam: a odisseia de Chico Bento, vaqueiro pobre e de
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A
Explicação:
A obra "O Quinze", de Raquel de Queiroz, narra a história de uma moça nordestina e traz aspectos do regionalismo brasileiro (A).
A obra traz em si um enredo regionalista, contando a história de Chico Bento e sua família, que decide migrar para ter comida e terras para plantio. Contudo, coisas ruins acontecem com os filhos de Chico (um morre e o outro some na multidão de retirantes).
Após, conhecem a professora Conceição, que é madrinha do seu filho mais novo e resolve ajudar a família a ir para São Paulo. Nesse momento, Conceição, que é apaixonada por Vicente, fica com a guarda de seu afilhado e permanece em Fortaleza.
A partir da década de 1930, a literatura brasileira passou por uma metamorfose: o tema dos escritores brasileiros se tornou a problemática do país.
Com um certo pessimismo nas análises da nação e, ao mesmo tempo, evidenciando as mazelas sociais, como: a fome, a desigualdade social e a injustiça, escritores como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto iniciaram seu percurso literário.
Nesse sentido, o enredo dos poemas, das crônicas, do cinema e da prosa fixou-se no regionalismo, deixando de lado a evidência da cultura europeia no Brasil.
Link: brainly.com.br/tarefa/23116653