- ΔU é a variação de energia interna do sistema, sua energia interna final (Ufinal) menos sua energia interna inicial (Uinicial).
- W é o trabalho mecânico trocado pelo sistema com o meio externo. Observação: por convenção considera-se o trabalho realizado sobre o sistema como positivo e o trabalho realizado pelo sistema como negativo.
- Q é a quantidade de energia, na forma de calor, trocada pelo sistema com o meio externo. Observação: por convenção considera-se o calor fornecido ao sistema como positivo e o calor dissipado pelo sistema como negativo.
Consideremos um sistema que inicialmente possui uma energia interna de 50 joules. Em um determinado intervalo de tempo, realizou-se um trabalho de 300 joules sobre o sistema, o qual dissipou na forma de calor 30 joules de sua energia interna inicial. Por meio do balanço de energia, qual é a energia interna final do sistema? E qual a sua variação neste intervalo de tempo?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A energia interna final do sistema é 330J
A sua variação neste intervalo de tempo é 270J
Explicação:
A variação de energia interna de um sistema é igual a diferença entre o calor trocado e o trabalho realizado pelo sistema, ou seja:
Portanto, a variação da energia interna é
Considerando que a energia interna inicial do sistema é Uo=50J, a energia interna final é:
Perguntas interessantes