Turma: ra50bbe836b24c3fe7-l
Autor: mauromarcel-sp
Contando contos...
Reconhecer diferentes elementos que estruturam o texto narrativo (personagens, marcadores de tempo e de localização, sequência lógica dos fatos) na construção do sentido do romance e do conto do século XIX, apropriando-se deles no processo de elaboração do sentido.”
Nota:
10
Negrinha (Monteiro Lobato) Negrinha era uma pobre órfã de sete anos. Preta? Não; fusca, mulatinha escura, de cabelos ruços e olhos assustados. Nascera na senzala, de mãe escrava, e seus primeiros anos vivera-os pelos cantos escuros da cozinha, sobre velha esteira e trapos imundos. Sempre escondida, que a patroa não gostava de crianças. Excelente senhora, a patroa. Gorda, rica, dona do mundo, amimada dos padres, com lugar certo na igreja e camarote de luxo reservado no céu. Entaladas as banhas no trono (uma cadeira de balanço na sala de jantar), ali bordava, recebia as amigas e o vigário, dando audiências, discutindo o tempo. [...] A excelente dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças. Vinha da escravidão, fora senhora de escravos – e daquelas ferozes, amigas de ouvir cantar o bolo e zera ao regime novo – essa indecência de negro igual. [...] A narrativa focaliza um momento histórico-social de valores contraditórios. Essa contradição infere-se, no contexto, pela
ObrigatóriaNota:
10
Qual a principal diferença entre um conto e um romance?
Nota:
10
Garcia tinha-se chegado ao cadáver, levantara o lenço e contemplara por alguns instantes as feições defuntas. Depois, como se a morte espiritualizasse tudo, inclinou-se e beijou-a na testa. Foi nesse momento que Fortunato chegou à porta. Estacou assombrado; não podia ser o beijo da amizade, podia ser o epílogo de um livro adúltero [...]. Entretanto, Garcia inclinou-se ainda para beijar outra vez o cadáver, mas então não pôde mais. O beijo rebentou em soluços, e os olhos não puderam conter as lágrimas, que vieram em borbotões, lágrimas de amor calado, e irremediável desespero. Fortunato, à porta, onde ficara, saboreou tranquilo essa explosão de dor moral que foi longa, muito longa, deliciosamente longa. ASSIS, M. A causa secreta. No fragmento, o narrador adota um ponto de vista que acompanha a perspectiva de Fortunato. O que singulariza esse procedimento narrativo é o registro do(a)
A)indignação face à suspeita do adultério da esposa.
B) prazer da personagem em relação ao sofrimento alheio.
C) superação do ciúme pela comoção decorrente da morte.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
1 - A principal diferença entre um conto e um romance consiste na temática, pois um conto apresenta situações cotidianas e um romance aborda os relacionamentos amorosos.
2 – A afirmativa correta é a letra b) prazer da personagem em relação ao sofrimento alheio.
Ao fazer a leitura do trecho, temos a compreensão da existência de um triângulo amoroso entre os seguintes personagens: Fortunato, sua esposa, e também, Garcia.
Garcia está sofrendo com a provável morte de sua amante. E mesmo nesse momento, Fortunato percebe a existência de um sentimento do amigo por sua esposa que morreu, mas não demonstra raiva nem nenhum outro sentimento. Apenas contempla o sofrimento do amigo pela morte de sua esposa.
Bons estudos!
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