Turma:
Autor:
Entre a prosa e o poema
Estabelecer relações lógico-discursivas, analisando o valor argumentativo dos conectivos; analisar em textos de variados gêneros, elementos sintáticos utilizados na sua construção
"Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei num trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos."
No trecho da obra "Dom Casmurro" de Machado de Assis, quais os marcadores verbais que auxiliam na coesão sequencial da narrativa
A-“Para”, “que” e “e”.
B-“encontrei”, “cumprimentou-me”, “sentou-se” e “falou”.
C-“Uma noite dessas”, “encontrei”, “cumprimentou-me”, “sentou-se” e “recitando-me”.
Soluções para a tarefa
Respondido por
120
Resposta:B
Explicação:
confia na mãe
Respondido por
19
Os marcadores verbais são "encontrei", "cumprimentou-me", "sentou-se" e "falou". Alternativa B.
No trecho de "Dom Casmurro" o narrador Bentinho conta um episódio de forma muito breve e sintética. Ainda assim, o leitor consegue entender perfeitamente o que está acontecendo na cena. Isso se dá porque os verbos destacados marcam todos os fatos na ordem em que eles ocorrem.
O tema dos marcadores verbais está dentro da coesão sequencial, que é o mecanismo que dá sequência, evolução ao texto, articulando as ideias de forma lógica e coesa. A partir dos marcadores verbais, o leitor consegue identificar e compreender a ordem cronológica dos fatos.
Mais sobre o tema: brainly.com.br/tarefa/27096268.
Anexos:
Perguntas interessantes
a) uso da perspectiva;
b) uso da geometria para a composição da imagem;
c) cores chapadas e pouco variadas;
d) volumetria e tridimensionalidade, com o contraste entre luz e sombra.