Turma: Autor: A Revolução Industrial Inglesa (Retomada de conteúdos) Identificar o significado e as consequências da divisão do trabalho para o trabalhador. Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições político-sociais são resultado de lutas coletivas. 10/02/21 - 3ª série do EM - História - A Revolução Industrial Inglesa: Retomada de conteúdos A transição dos modos de produção artesanal e manufatureira para a maquinofatura, no contexto da Revolução Industrial (1750), fez com que o trabalhador: obtivesse controle sobre todas as etapas de produção; perdesse o controle sobre a produção, mas não sobre as vendas e o lucro; perdesse totalmente a posse dos meios de produção, tornando-se apenas força de trabalho, sujeita as leis do mercado; obtivesse controle sobre os meios de produção, mas não sobre as vendas e o lucro.
Soluções para a tarefa
Explicação:
A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo causando grandes transformações. A Revolução Industrial garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.
O nascimento da indústria causou grandes transformações na economia mundial, assim como no estilo de vida da humanidade, uma vez que acelerou a produção de mercadorias e a exploração dos recursos da natureza. Além disso, a Revolução Industrial foi responsável por grandes transformações no processo produtivo e nas relações de trabalho.
A Revolução Industrial foi iniciada de maneira pioneira na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII, e atribui-se esse pioneirismo à Inglaterra pelo fato de que foi lá que surgiu a primeira máquina a vapor, em 1698, construída por Thomas Newcomen e aperfeiçoada por James Watt, em 1765. O historiador Eric Hobsbawm, inclusive, acredita que a Revolução Industrial só foi iniciada de fato na década de 1780|1|.
O avanço tecnológico característico da Revolução Industrial permitiu um grande desenvolvimento de maquinário voltado para a produção têxtil, isto é, de roupas. Com isso, uma série de máquinas, como a “spinning Jenny”, “spinning frame”, “water frame” e a “spinning mule”, foram criadas para tecer fios. Com essas máquinas, era possível tecer uma quantidade de fios que manualmente seria necessária a utilização de várias pessoas.
Resposta:
Letra A
Explicação:
Coloquei e deu certo