História, perguntado por rafaelcandidoc04, 6 meses atrás

Turma:
Autor:
2º Bim - LP - Romance romântico e romance realista - 2ª Série do Ensino Médio - 11/05/2021
Reconhecer as características que definem o gênero literário romance
CAPÍTULO XXVI
"Parece que ela os compra em alguma fábrica misteriosa, pensou Rubião, descendo o morro, nunca os vi como hoje." Seguiu-se a mudança para a casa de Botafogo, uma das herdadas, foi preciso alfaiá-la, e ainda aqui o amigo Palha prestou grandes serviços ao Rubião, guiando-o com o gosto, com a notícia, acompanhando-o às lojas e leilões. Às vezes, como já sabemos, iam os três; porque há cousas, dizia graciosamente Sofia, que só uma senhora escolhe bem. Rubião aceitava agradecido, e demorava o mais que podia as compras, consultando sem propósito, inventando necessidades, tudo para ter mais tempo a moça ao pé de si. Esta se deixava estar falando, explicando, demonstrando.

Em que parte do texto é percebida a recíproca da personagem Sofia às investidas veladas de Rubião?

Parece que ela os compra em alguma fábrica misteriosa, pensou Rubião
iam os três; porque há cousas, dizia graciosamente Sofia, que só uma senhora escolhe bem
Esta se deixava estar falando, explicando, demonstrando.
Considerando o campo semântico criado pelo enredo observado no Capítulo XXIV, o que pode ser inferido a partir do trecho: “[...]
Sofia era, em casa, muito melhor que no trem de ferro. Lá vestia a capa, embora tivesse os olhos descobertos; cá trazia à vista os olhos e o corpo, elegantemente apertado em um vestido de cambraia, mostrando as mãos que eram bonitas, e um princípio de braço. Demais, aqui era a dona da casa, falava mais, desfazia-se em obséquios; Rubião desceu meio tonto. [...]”?
A forma como o narrador simplifica os fatos, os comportamentos e gestos das personagens, e a figura feminina como elemento de empoderamento e denúncia.
A forma como o narrador evidencia os fatos, os comportamentos e gestos das personagens, tem se a exposição da figura feminina como elemento de sedução e encantamento, tendo como alvo a personagem Rubião.
A forma como o narrador evidencia os fatos, os comportamentos e gestos das personagens, tem se a exposição da figura masculina como elemento de sedução e encantamento, tendo como alvo a personagem Sofia.
CAPÍTULO XXIV
Rubião tinha vexame, por causa de Sofia; não sabia haver-se com senhoras. Felizmente, lembrou-se da promessa que a si mesmo fizera de ser forte e implacável. Foi jantar. Abençoada resolução! Onde acharia iguais horas? Sofia era, em casa, muito melhor que no trem de ferro. Lá vestia a capa, embora tivesse os olhos descobertos; cá trazia à vista os olhos e o corpo, elegantemente apertado em um vestido de cambraia, mostrando as mãos que eram bonitas, e um princípio de braço. Demais, aqui era a dona da casa, falava mais, desfazia-se em obséquios; Rubião desceu meio tonto.

De acordo com o excerto, o que é possível afirma em relação ao foco narrativo?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por dogm4l653
12

Resposta:

1- C

2- B

3- B

Explicação:Confia !


mm922049: tá certo gente coloquei é deu
Respondido por jalves26
0

1. A parte do texto em que é percebida a recíproca da personagem Sofia às investidas veladas de Rubião é:

"Esta se deixava estar falando, explicando, demonstrando."

2. O que pode ser inferido a partir do trecho é:

A forma como o narrador evidencia os fatos, os comportamentos e gestos das personagens, tem se a exposição da figura feminina como elemento de sedução e encantamento, tendo como alvo a personagem Rubião.

3. Em relação ao foco narrativo, pode-se afirmar que:

O narrador é em terceira pessoa, não participando das ações [...]

Explicação:

O romance Quincas Borba, de Machado de Assis, foi o segundo livro escrito por ele em sua fase realista.

No Realismo, havia uma preocupação em retratar a realidade como ela é, sem transformá-la. O relato era baseado na observação da realidade.

Havia uma crítica à sociedade e às instituições por meio de personagens complexos e ambíguos.

Os autores revelavam a crise das instituições sociais por meio da investigação psicológica desses personagens.

Os personagens não eram caricaturas; eles eram construídos de um modo complexo e realista.

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/34815616

Anexos:
Perguntas interessantes