Tudo tinha que ser feito naquela noite porque, se assim não fosse, complicava demais a solução do problema, no dia seguinte”. Nessa passagem, pode-se considerar correta, a respeito dos verbos empregados, a consideração de que
A. a forma “complicava” exprime ideia temporal equivalente à do futuro do pretérito.
B. forma “tinha” apresenta rigorosamente o mesmo valor temporal que possui a forma “complicava”.
C. a locução verbal “tinha que ser feito” expressa a ideia básica de possibilidade.
D. a forma “fosse” expressa uma consequência em relação a “tinha que ser feito
E. as três formas verbais, por corresponderem a diferentes tempos do passado, são empregadas com objetivos distintos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta é a letra A.
Explicação:
No texto, o verbo complicava, embora esteja conjugado no pretérito imperfeito do indicativo (comumente usado para expressar ações/acontecimentos com maior durabilidade no passado), expressa uma consequência de uma ação anterior no passado. A gramática prescreve que essa ideia seja expressa por verbos conjugados no futuro do pretérito do indicativo. Desse modo, o verbo seria "complicaria". Assim, pode-se dizer que o verbo "complicava", no texto, expressa a ideia temporal equivalente à do verbo "complicaria", que está no futuro do pretérito.
A letra B é incorreta porque, embora os dois verbos estejam conjugados no pretérito imperfeito do indicativo, a ideia temporal expressa por "complicava" é a de futuro do pretérito do indicativo ("complicaria"), indicando uma consequência de uma ação anterior no passado. O verbo "tinha", por sua vez, indica ação com maior durabilidade no passado, expressando, portanto, a ideia temporal do pretérito imperfeito do indicativo.
A letra C é incorreta porque o verbo "ter", na locução verbal "tinha que ser feito", expressa uma ação que deve ser concretizada, uma obrigação. Não se trata, portanto, de uma possibilidade.
A letra D é incorreta porque o verbo "fosse" foi empregado na oração introduzida pela conjunção "se", que expressa uma condição. Portanto, o trecho "se assim não fosse" expressa uma condição para a concretização de outra ação, e não uma consequência de uma ação anterior.
A letra E é incorreta, pois os verbos "tinha" e "complicava", embora expressem ideias distintas, foram conjugados no mesmo tempo verbal do passado: pretérito imperfeito do indicativo.