tudo sobre o sistema digestorio
Soluções para a tarefa
O sistema digestivo ou digestório é responsável pela digestão dos alimentos, quebrando-os em partes menores para que as substâncias necessárias (nutrientes) sejam absorvidas pelo organismo. A conclusão do processo digestivo pode demorar de 12 a 24 horas, a depender da massa corporal do indivíduo ou o que consumiu.
É formado pelo trato digestório, que compreende a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, o intestino delgado, intestino grosso, o reto e o ânus, bem como pelos órgãos acessórios, que são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas
Conceitos importantes
• Mastigação: desconstrução parcial dos alimentos;
• Deglutição: condução dos alimentos da faringe para o esôfago;
• Ingestão: introdução do alimento no estômago;
• Digestão: desdobramento do alimento em partes menores;
• Absorção: processo realizado pelos intestinos (delgado e grosso);
• Defecação: eliminação de substâncias que não foram digeridas no trato gastrointestinal
O sistema digestório é o sistema do corpo humano responsável por garantir o processamento do alimento que ingerimos, promovendo a absorção dos nutrientes nele contidos e a eliminação do material que não será utilizado pelo corpo. Esse processamento é garantido graças à ação dos vários órgãos que compõem o canal alimentar, bem como pela presença de glândulas acessórias, que sintetizam substâncias que são essenciais no processo de digestão.
Os órgãos que compõem o sistema digestório são a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, o intestino delgado, o intestino grosso e o ânus. Já as glândulas acessórias desse sistema são as glândulas salivares, o pâncreas e o fígado.
O sistema digestório atua no processamento do alimento, garantindo a absorção dos nutrientes importantes para o corpo.
A digestão inicia-se na boca, com a ação da saliva e dos dentes.
O bolo alimentar segue para a faringe, para o esôfago e atinge o estômago, onde sofre a ação do suco gástrico e transforma-se em quimo.
O quimo chega ao intestino delgado e sofre a ação de secreções produzidas pelo próprio intestino delgado, pâncreas e fígado. No intestino delgado, ocorre grande absorção de nutrientes.
No intestino grosso, há a formação das fezes, que são eliminadas para o meio externo pelo ânus.