TUDO SOBRE O ROMANTISMO DO SECULO 18
Soluções para a tarefa
Resposta:
O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo[1] e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
Segundo Jacques Barzun, existiram três gerações de artistas românticos. A primeira emergiu entre 1790-1800, a segunda na década de 1820, e a terceira mais tarde nesse mesmo século.[5]
1ª geração- As características centrais do romantismo viriam a ser o lirismo, o subjetivismo, o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo exótico e pelo inóspito de outro.
De acordo com o tema principal, os romances no Brasil podem ser classificados como indianistas, urbanos ou históricos e regionalistas.
2ª geração- Posteriormente também seriam notados o pessimismo e um certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo. A mulher era alcançada mas a felicidade não era atingida.
3ª geração- Seria a fase de transição para outra corrente literária, o realismo, a qual denuncia os vícios e males da sociedade, mesmo que o faça de forma enfatizada e irônica (vide Eça de Queirós), com o intuito de pôr a descoberto realidades desconhecidas que revelam fragilidades. A mulher era idealizada e acessível.
O romantismo no Brasil
No romance indianista, o índio era o foco da literatura, pois era considerado uma autêntica expressão da nacionalidade, e era altamente idealizado. Como um símbolo da pureza e da inocência, representava o homem não corrompido pela sociedade, o não capitalista, além de assemelhar-se aos heróis medievais, fortes e éticos. Junto com tudo isso, o indianismo expressava os costumes e a linguagem indígenas, cujo retrato fez de certos romances excelentes documentos históricos
Resposta:
O Romantismo surgiu na Europa, inicialmente na Alemanha, Inglaterra e França. Formalmente, o movimento literário ganhou contornos na última década do século XVIII, porém suas características já eram delineadas desde 1760, durante o iluminismo, e perdurou até a segunda metade do século XIX.
Entre os principais elementos históricos que influenciaram o Romantismo, a ascensão da classe burguesa na Europa foi a mais proeminente. Juntamente com a Revolução Industrial (1760 – 1820) e a Revolução Francesa (1789), os valores burgueses moldaram uma nova forma de ver o mundo, com a classe tornando-se um amplo público leitor. Por isso, pode-se afirmar que o romance romântico consiste em um gênero burguês.
No Brasil havia apenas manifestações literárias, com o Romantismo ocorreu a formalização da literatura brasileira no cenário mundial. O início oficial ocorreu com a publicação de Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves Magalhães, em 1836. Ao contrário das outras escolas literárias, as influências dos autores românticos brasileiros vieram da França, não de Portugal, marcando um antilusitanismo.
Além das características e fases gerais do Romantismo, no Brasil há três pontos de destaque: a criação de uma identidade nacional e linguística, juntamente com o indianismo. É possível averiguar três gerações: a indianista, a ultrarromântica e a social.
Na Europa, o romantismo data de 1760, no chamado pré-Romantismo, e se estendeu até o fim do século XIX. Foi um movimento prolífico em temática e autores, abordando desde amores inatingíveis às questões sociais. Por volta de 1820, o termo Romantismo já era amplamente usado em vários países europeus.
Explicação:
Sobre o Romantismo, há um vasto conteúdo.
Romantismo é um período amplo na história da arte e possui diversas especificidades na literatura.