Tudo sobre o Homem Vitruviano
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Este desenho foi encontrado no bloco de notas de Leonardo da Vinci e feito pelo próprio por volta de 1490 baseando-se no conceito exposto na obra “Os dez livros da Arquitetura”, escrito pelo arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio. Desta forma, o homem descrito por Vitruvius apresenta-se como um modelo ideal para o ser humano, cujas proporções são perfeitas, segundo o ideal clássico de beleza.
Originalmente, Vitruvius apresentou o cânone tanto de forma textual (descrevendo cada proporção e suas relações) quanto através de desenhos. Porém, à medida que os documentos originais perdiam-se e a obra passava a ser copiada durante a Idade Média, a descrição gráfica se perdeu. Desta forma, com a redescoberta dos textos clássicos durante o Renascimento, uma série de artistas, arquitetos e tratadistas dispuseram-se a interpretar os textos vitruvianos a fim de produzir novas representações gráficas. Dentre elas, a mais famosa e (hoje) difundida é a de Leonardo da Vinci.
Este desenho descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um décimo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções.
O desenho actualmente faz parte da colecção/coleção da Gallerie dell’Accademia (Galeria da Academia) em Veneza, Itália.
Seguindo este conceito de beleza o arquiteto Marcus Vitruvius Pollio descreve o corpo humano da seguinte maneira:
um palmo é o comprimento de quatro dedos
um pé é o comprimento de quatro palmos
um côvado é o comprimento de seis palmos
um passo são quatro côvados
a altura de um homem é quatro côvados
o comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura
a distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem
a distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem
a distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem
o comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem
a distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem
a distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem
a distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem
o comprimento da mão é um décimo da altura de um homem
a distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto
a distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto
o comprimento da orelha é um terço do da face
o comprimento do pé é um sexto da altura
Vitrúvio já havia tentado encaixar as proporções do corpo humano dentro da figura de um quadrado e um círculo, mas suas tentativas ficaram imperfeitas. Foi apenas com Leonardo que o encaixe saiu corretamente perfeito dentro dos padrões matemáticos esperados.
O redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano no século XV por Leonardo e os outros é considerado uma das grandes realizações que conduzem ao Renascimento italiano.
O desenho também é considerado freqüentemente como um símbolo da simetria básica do corpo humano e, para extensão, para o universo como um todo. É interessante observar que a área total do círculo é identica ‘a área total do quadrado e este desenho pode ser considerado um algoritmo matemático para calcular o valor do número irracional ‘phi’ (=1,618).
Esse desenho é usado até hoje por ilustradores para aprender a proporção humana, como se fosse um guia universal de ilustração.
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