tudo sobre natação olipica de Tokyo
Soluções para a tarefa
Resposta:
O início
A natação, contudo, já fazia parte do quadro de modalidades olímpicas desde a primeira edição do evento na Era Moderna, em 1986, em Atenas, na Grécia. Foram disputadas três provas 100m, 500m e 1200m livre, e o primeiro campeão olímpico da modalidade foi o húngaro Alfred Hajo, que conquistou a medalha de ouro nos 100m livre.
Nas primeiras vezes que as Olimpíadas promoveram as disputas aquáticas, porém, apenas homens participavam. O cenário mudou na edição de 1912, em Estocolmo, na Suécia, onde ocorreu a primeira competição feminina da história dos jogos. Foi uma prova de 100m livre, que teve a australiana Sarah Fanny Durack como vencedora.
A atualidade
Mais de um século depois, a natação olímpica conta com 34 provas, coletivas e individuais, e é responsável por mais de 100 medalhas (incluindo ouro, prata e bronze) no quadro geral. As provas individuais são disputadas em quatro estilos: livre, costas, peito e borboleta. As coletivas, por sua vez, constituem-se por revezamentos entre quatro atletas de uma mesma equipe ou país.
O maior campeão e medalhista da história da natação olímpica é o norte-americano Michael Phelps, que, em cinco participações em jogos, somou ao todo 28 medalhas, das quais 23 foram de ouro. O lendário nadador dos Estados Unidos, hoje com 35 anos de idade, se despediu das Olimpíadas na edição Rio 2016, no Brasil. Foram cinco ouros e uma prata para ele no 'adeus' ao evento.