Tudo sobre a tecnologia ligado a arte ( preciso pra hoje )
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A linha de pesquisa Arte e Tecnologia tem por objetivo o estudo e desenvolvimento de poéticas relacionadas às mídias digitais, seus conteúdos, temas, história, interfaces com as mídias tradicionais da criação artística, análises teóricas, históricas e reflexões sobre as conseqüências dessas criações nas diversas culturas, bem como a influência destas nas criações artísticas como um todo.
Esta linha de pesquisa propõe-se, também, a elaborar reflexões sobre as conseqüências das possibilidades fornecidas pelas novas tecnologias no ensino da arte. Sabe-se que nos dias atuais o desenvolvimento cada vez mais intenso de novas tecnologias ao alcance dos artistas tem possibilitado criações antes não imaginadas, seja pela abrangência dos meios de comunicação, como pelas possibilidades de criações interdisciplinares. Tais fatos têm alterado muito o perfil do artista criador, incorporando às novas criações equipamentos multimídia, criações de ambientes imersivos, experiências artísticas multisensoriais, utilização de códigos de programação e criações artísticas elaboradas por profissionais outros que não aqueles com formação artística exclusiva, com é o caso de designers, matemáticos, cientistas da computação e demais profissionais.
A utilização do computador como parte dos instrumentos e mídias de criação em arte é muito recente e remonta aos anos 60 do século XX. Assim, ainda é preciso estruturar reflexões e estudos sobre as conseqüências dessas novas possibilidades recursivamente redimensionadas, bem como “desenhar” sua história. Outrossim, as múltiplas e crescentes possibilidades que os meios digitais permitem, sobretudo as novas relações entre arte, tecnologia e ciência, têm feito das universidades o local ideal para o desenvolvimento de pesquisas na área.
Para o melhor desenvolvimento de conteúdos que permitam reflexões e teses de doutorado consistentes, as disciplinas criadas atendem os seguintes conteúdos da linha de pesquisa: história das criações em mídias digitais; crítica, estética e mídias digitais; poéticas em mídias digitais; arte e realidade virtual; arte, interfaces e interações.
Com relação à história das criações em mídias digitais, propõe-se o desenvolvimento de conteúdos relacionados ao uso dos equipamentos digitais para criação artística, abrangendo desde as primeiras manifestações estéticas com o uso de computadores, passando por criações em multimídia, envolvendo fotografia, vídeo e som, as propostas de criações de realidade virtual em cavernas digitais, as obras de arte com abrangência multisensorial (que utilizam sensores e equipamentos estimuladores dos diversos sentidos como capacetes e os wearable computers), jogos, criações à distância em tempo real, obras interativas e ambientes imersivos, dentre outras manifestações.
Os conteúdos a serem desenvolvidos em crítica, estética e mídias digitais relacionam-se a estudos teóricos relativos às mudanças e possibilidades permitidas pelas novas mídias, a análises comparativas entre estas e as mídias tradicionais de arte, suas conseqüências sobre a cultura atual e o modo de apreciar as obras artísticas.
Esta linha de pesquisa propõe-se, também, a elaborar reflexões sobre as conseqüências das possibilidades fornecidas pelas novas tecnologias no ensino da arte. Sabe-se que nos dias atuais o desenvolvimento cada vez mais intenso de novas tecnologias ao alcance dos artistas tem possibilitado criações antes não imaginadas, seja pela abrangência dos meios de comunicação, como pelas possibilidades de criações interdisciplinares. Tais fatos têm alterado muito o perfil do artista criador, incorporando às novas criações equipamentos multimídia, criações de ambientes imersivos, experiências artísticas multisensoriais, utilização de códigos de programação e criações artísticas elaboradas por profissionais outros que não aqueles com formação artística exclusiva, com é o caso de designers, matemáticos, cientistas da computação e demais profissionais.
A utilização do computador como parte dos instrumentos e mídias de criação em arte é muito recente e remonta aos anos 60 do século XX. Assim, ainda é preciso estruturar reflexões e estudos sobre as conseqüências dessas novas possibilidades recursivamente redimensionadas, bem como “desenhar” sua história. Outrossim, as múltiplas e crescentes possibilidades que os meios digitais permitem, sobretudo as novas relações entre arte, tecnologia e ciência, têm feito das universidades o local ideal para o desenvolvimento de pesquisas na área.
Para o melhor desenvolvimento de conteúdos que permitam reflexões e teses de doutorado consistentes, as disciplinas criadas atendem os seguintes conteúdos da linha de pesquisa: história das criações em mídias digitais; crítica, estética e mídias digitais; poéticas em mídias digitais; arte e realidade virtual; arte, interfaces e interações.
Com relação à história das criações em mídias digitais, propõe-se o desenvolvimento de conteúdos relacionados ao uso dos equipamentos digitais para criação artística, abrangendo desde as primeiras manifestações estéticas com o uso de computadores, passando por criações em multimídia, envolvendo fotografia, vídeo e som, as propostas de criações de realidade virtual em cavernas digitais, as obras de arte com abrangência multisensorial (que utilizam sensores e equipamentos estimuladores dos diversos sentidos como capacetes e os wearable computers), jogos, criações à distância em tempo real, obras interativas e ambientes imersivos, dentre outras manifestações.
Os conteúdos a serem desenvolvidos em crítica, estética e mídias digitais relacionam-se a estudos teóricos relativos às mudanças e possibilidades permitidas pelas novas mídias, a análises comparativas entre estas e as mídias tradicionais de arte, suas conseqüências sobre a cultura atual e o modo de apreciar as obras artísticas.
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