História, perguntado por nataliarm2011natalia, 1 ano atrás

tudo sobre a consolidação da independência  brasileira um resumo 

Soluções para a tarefa

Respondido por KarinaSanches
96
Foi necessário que os outros países reconhecessem a independência do Brasil. O primeiro a reconhecer foi os Estados Unidos, depois os países da América Latina (que hesitaram, pois achavam estranho o próprio herdeiro de Portugal proclamar a independência), e por último os países da Europa, pois estava em vigor o Congresso de Viena, que pregava o princípio da legitimidade. Como Portugal não queria reconhecer a independência, a Inglaterra interveio, e Portugal reconheceria a independência se o Brasil pagasse 2 milhões de libras, o que o Brasil não possuía e pegou emprestado da Inglaterra. No processo de reconhecimento interno, D. Pedro contratou mercenários para expulsar os militares portugueses do território brasileiro. Em 1824 foi elaborada a Constituição, e um ponto importantíssimo que marca a consolidação definitiva da independência é a abdicação de D. Pedro em 1831.
Respondido por EduardoPLopes
14

A Independência Brasileira se consolidou por meio de acordos diplomático-econômicos com as demais nações do mundo (em especial os Estados Unidos e a Inglaterra, que reconheceram a nossa independência antes mesmo de Portugal) e pela repressão ao separatismo interno.

No aspecto internacional se consolidou pelo estabelecimento de laços econômicos com os outros países que facilitaram o escoamento de nossas mercadorias e nos permitiram novas oportunidades econômicas, nos tornando independentes do sistema econômico português.

Já no aspecto interno foi necessário esmagar rebeliões populares e separatistas, como a Confederação do Equador e a Balaiada, visto como condição para garantir a unidade nacional.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/18139944

Anexos:
Perguntas interessantes