Filosofia, perguntado por jhonataguilherme2013, 10 meses atrás

Tudo indica que o termo "indústria cultural" foi empregado pela primeira vez no livro "Dialética do esclarecimento" de 1947, de Adorno e Horkheimer. Na obra, os autores defendem que há na sociedade contemporânea uma Indústria Cultural, a qual produz cultura na forma de mercadoria, segundo um plano pré-fabricado que perverte os objetos culturais ao adaptá-los ao consumo das massas. Plano este que, em grande medida, determina esse mesmo consumo, e está alicerçado, assim, na racionalidade instrumental.

1) Os produtos da indústria cultural são expressões espontâneas das massas.

2) A indústria cultural afasta o individuo de sua rotina alienante e cansativa.

3) A indústria cultural banaliza a arte ao transformar as obras artísticas em produtos voltados para o consumo acrítico das massas.

4) A quantidade, a diversidade e a facilidade de acesso aos produtos da indústria cultural contribuem para a formação de indivíduos críticos, capazes de julgar com autonomia.​

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
5

O gabarito é dado pela alternativa (3).

Isso ocorre porque, dentro de toda a base Indústria Cultural, a Cultura é vista como um meio de entretenimento, onde as pessoas (de todas as classes sociais) são incentivadas a consumir vários tipos de produtos e/ou serviços.

Nessa perspectiva da realidade, o principal objetivo dessa indústria é a busca pelo lucro, que se dá com a venda dos produtos e/ou serviços em vários canais (TV, rádio, Internet, canais de streaming, outros).  

Dentre os principais produtos e/ou serviços da Indústria Cultural, podemos destacar: filmes, peças teatrais, shows musicais, séries e novelas.

Espero ter contribuído!

Perguntas interessantes