Português, perguntado por souzaffgamer333, 4 meses atrás

tudo aconteceu em 36 de 5 milhões de anos atrás, quando algo vindo do espaço caiu na terra deixando uma cratera de 3,6 quilometros marcado para sempre no solo. não, esta não e a historia do meteoro que causou a extinção dos dinossauros, que ocorreu muito antes. é a historia de cratera de colonia, que fica aqui no brasil, no zona sul da cidade de são paulo, mais especificamente no distrito de parelheiros.
alguém pode da uma opinião sobre isso pfv!

Soluções para a tarefa

Respondido por ramosvitoria318
0

Resposta:

Oi, tudo bem?

A cratera de Colônia é uma cratera localizada no distrito de Parelheiros, zona sul de São Paulo, sendo o principal patrimônio geológico da cidade. Foi descoberta no início da década de 1960, por meio de fotos aéreas e, posteriormente, por imagens de satélite. A primeira referência na literatura especializada foi registrada en 1961, com a publicação do Boletim da Sociedade Brasileira de Geologia, no artigo “Estudos preliminares de uma depressão circular na região de Colônia: Santo Amaro, São Paulo”, assinado pelos professores Rudolph Kollert, Alfredo Björnberg e André Davino, da Universidade de São Paulo.

A cratera está localizada na região de Parelheiros, no extremo sul da cidade de São Paulo, e foi criada com um impacto de um meteorito de estimados 200 metros de diâmetro em uma data estimada entre há 36 milhões e 5 milhões de anos, formando uma cratera de 3,6 km de diâmetro, com cerca de 300 metros de profundidade e uma borda soerguida de 120 metros. Assim como você havia dito acima

No Brasil existem apenas cinco destas estruturas, e cerca de 70 no mundo todo. Porém, a cratera de Colônia é a mais próxima de um ambiente urbano (está a 35 km do centro da cidade). É um patrimônio natural tombado pelo Condephaat.

Em seu interior há uma coluna de sedimentos de 400 metros de profundidade onde, através de estudos de datação, é possível identificar alguns fatores paleoclimáticos, biogeográficos e até arqueológicos da história natural e de ocupação, tanto do antigo sertão santamarense como do próprio planalto paulista.

Desde 2017 estudos estão sendo realizados em busca de reconstruir a evolução da Mata Atlântica, sua expansão e regressão e a formação e extinção de espécies, a variabilidade climática e as sucessões de ciclos da insolação da Terra através da análise de sedimentos formados dentro da cratera desde o seu impacto. Os estudos são conduzidos por cientistas da Universidade de São Paulo , da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento .

O governo municipal criou um parque, para proteção da área, que já vinha sendo muito degradada por conta de ocupações irregulares, como aquela iniciada nos limites da cratera, em 1989, e que acabou dando origem ao bairro de Vargem Grande, com cerca de 40 mil habitantes. O Parque Natural Municipal (PNM) Cratera de Colônia foi criado em 11 de junho de 2007 pelo Decreto Municipal nº 48.423. Com uma área de aproximadamente 53 hectares, o Parque Distrito de Parelheiros, distante aproximadamente 40 km da região central da capital paulista, encontra-se dentro da Cratera de Colônia e no interior de uma outra unidade de conservação, a Área de Proteção Ambiental (APA) Capivari-Monos. Em termos regionais, o PNMCC está inserido na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, na sub-bacia Billings.

Explicação:

Desculpa o mega texto , porém tentei resumir e deixar bem completo,na questão de informação. Espero que isso te ajude!

Perguntas interessantes