Biologia, perguntado por lyzzascalabrin08, 6 meses atrás

Tubarões e peixes ósseos aproximam-se ou conseguem a flutuação neutra de maneiras distintas. Descreva os métodos que evoluíram em cada grupo. Por que é preciso que um peixe ósseo ajuste o volume de gás em sua bexiga natatória quando nada para cima ou para baixo? Como é ajustado o volume de gás?

Soluções para a tarefa

Respondido por filippemartins
1

Os peixes ósseos

No caso, a flutuação dos peixes ósseos é auxiliada por um mecanismo, que na verdade é um órgão especial, conhecida como bexiga natatória, situada na frente do aparelho digestivo e ligada ao esôfago.

Essa estrutura tem função hidrostática, ou seja, promove o ajustamento do peso específico do animal ao peso da água. portanto esse orgão funciona como uma bóia, aumenta de volume para a flutuação quando o peixe sobe e diminui de volume quando o peixe desce.

As variações de volume que ocorrem na bexiga natatória ocorrem devido a presença de uma glândula de gás, situada na parede da bexiga. Ao encher a bexiga, a glândula mobiliza uma mistura de gases do sangue, ao esvaziá-la, os gases são eliminados para o sangue.

Leia mais sobre os peixes ósseos em: https://brainly.com.br/tarefa/3702209

Anexos:
Perguntas interessantes