Tropicalismo – identidade – rompimento total
No desejo de romper com os espaços limitados das exposições convencionais e não se con tendo com a apreciação apenas visual,as instalações e objetos que dela fazem parte foram criados para serem visitados,sentidos,ouvidos,cheirados e até manipulados.É como se você
pudesse entrar dentro de um quadro e participar da cena retratada interagindo com a obra,isto é, fazendo parte do contexto que o artista criou e, muitas vezes,até atuando como protagonista(pés soa que ocupa lugar de destaque em um acontecimento).
Embora anteriores às instalações,os happenings causaram grandes polêmicas com suas pro vocações e agressões aos padrões comportamentais da décadas de 1960 e 1970.Pregavam também a urgente necessidade de transformações sociais e políticas.
No happening,o observador também é participante.Aliás,nem poderia ser chamado de observador,pois atua do princípio ao final do acontecimento.
A tropicália expôs as polarizações e impasses a que tinham chegado às discussões culturais, estéticas e políticas da arte nos anos 60.Sua radicalidade constitui na montagem de uma suma feita da justaposição de dados locais e informações internacionais de experimentação artística e participação política.
Em 1968,enquanto a tropicália alcançava seu alto ponto de definição e a indústria cultural processava a sua diluição em termos de “Movimento Tropicalista”,chegavam ao Brasil infor mações do underground americano mesclados a outras do movimento de maio na França. Cultura superior, cultura média, cultura de massa
Sociedade de consumo,alienação e reificação,produtos culturais impregnados de uma cultura simplificada:estas ainda não são no entanto,características suficientes para a descrição da indústria cultural.costuma-se introduzir nesse quadro de análise um elemento mais especifica –mente cultural: um eixo cujos polos opostos são a cultura dita superior e a própria cultura de massa.
É Dwight Mac Donald que falará na existência de três formas de manifestação
cultural:Superior,média e de massa ( sub entendendo-se por cultura de massa uma cultura “inferior”).Não é difícil saber o que abrange: o rótulo cultura superior:são todos os produtos canonizados pela crítica erudita,como as pinturas do Renascimento,as composições de Beethoven e afins.Já a cultura de massa não é por ele chamada de mass culture mas sim,
pejorativamente de mass Cult-uma vez que,para ele,não se trataria nem de uma cultura,nem de uma massa.
Questões
1) Qual o desejo do artista no movimento tropicalista?
__________________________________________
2) O que muda na relação público e a obra de arte? __________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________
3) Anteriores as instalações,os happenings provocaram longos debates.Por que? __________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________
4) O que caracteriza o happening? __________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________
Marque X na única resposta correta
5) Quais as consequências do movimento tropicalista nos anos 60?
A ( ) Expôs as polarizações e impasses das discussões culturais e políticas naquele momento .
B ( ) Não manifestou-se quanto as mudanças na sociedade.
C ( ) Seguiu a tradição da arte antiga.
D ( ) Esperou as manifestações de fora do país.
6) em 1968, quando a Tropicália alcançava seu ponto alto,fatores externos influenciaram e deram nova força ao movimento. Que fatos foram determinantes?
A ( ) Assimilou o movimento estudantil francês e o underground americano.
B ( ) Resistiu a presença da cultura alemã.
C ( ) Assimilou a poesia concreta russa.
D ( ) Assimilou apenas ao underground americano.
7) Qual a ligação que existe para determinar a indústria cultural?
A ( ) A existência da cultura superior.
B ( ) A existência da cultura superior e de massa.
C ( ) A existência da cultura média.
D ( ) A existência da cultura de massa.
8) Quais são as 3 formas de manifestação cultural segundo Dwight Mac Donald? ___________________________________________________________________________
9) Como o autor entende por “cultura de massa” ? __________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________
10) Como o autor rotula “cultura superior” ?
__________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
eu não sei a resposta mais eu eu não sei resposta da ah eu tô olhando aqui a resposta
Explicação:
eu vou eu vou 7segundos 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás