...] Trompowsky defendia a ideia de que apenas em 1894 se apresentaria a ‘fórmula desportiva capaz de operar o milagre de uma transformação necessária e profunda nos hábitos, na educação da mocidade’, com a ‘introdução do foot-ball’: o ‘desporto-leader’.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, J. M. C. M.; DRUMOND, M. A construção de histórias do futebol no Brasil (1922 a 2000): reflexões. Tempo, v. 17, n. 34, p. 19-31, jan./jun. 2013. p. 21-22.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Origem do futebol na Inglaterra no Brasil sobre o início da prática do futebol no Brasil, é correto afirmar que:
Soluções para a tarefa
Resposta:
PRATICADO NAS GRANDES CIDADES POR JOVENS DA ELITE.
Explicação:
O FUTEBOL NO PRIMEIRO MOMENTO ERA PRATICADO POR JOVENS DE ELITE DAS GRANDES CIDADES. COM A POPULARIZAÇÃO MAIS TARDE, MIGROU PARA O INTERIOIR, SENDO PRATICADO POR PESSOAS CARENTES.
Resposta:
Letra C
Explicação:
“Charles Miller deixou um país monárquico e escravocrata, e reencontrou um Brasil republicano, que recém havia abolido a escravidão e trocara a mão de obra negra por trabalhadores imigrantes assalariados. [...] o futebol começa a se espalhar pelos novos espaços públicos, em regiões centrais nas grandes cidades. Em um primeiro momento, a prática atraiu principalmente os jovens da elite que se organizavam em clubes e escolas ligadas às colônias de imigrantes, como também o meio industrial dominado pela aristocracia de origem europeia [...]. Colégios e clubes constituíam-se em espaços restritivos de formação, lazer e sociabilidade, nos quais se representava a pretensa superioridade da elite, que procurava fortalecer, num movimento endógeno, por meio da difusão de vínculos de solidariedade e do consequente afastamento dos demais setores sociais [...]. Não era somente o futebol que despertava o interesse dos jovens das elites, mas sim toda forma de atividade física que pudesse valorizar os ideais da burguesia, que enxergavam nisso uma forma de superioridade.”