Triste, louca ou má Pronomes retos são aqueles que funcionam como sujeito ou predicativo do sujeito, e pronomes oblíquos são aqueles que funcionam como complementos de verbos ou nomes. Das alternativas a seguir, identifique aquela em que haja pelo menos uma ocorrência de cada uma dessas classificações.
A “Um medo morno suspirou em mim: medo de o elefante decifrar minhas linhas, desfazer meus novelos, desamarrar meus nós. Eu sempre me escondo atrás de minhas redes.” (“Elefante”, Bartolomeu Campos de Queirós.)
B “Prolonguei meu sonho noite adentro e me fiz marinheiro, navegando em altas águas com meu barco feito de sal. Cortava as marés com o remo na mão esquerda, para vencer o oceano mar afora.” (“Elefante”, Bartolomeu Campos de Queirós.)
C “Na outra mão, dormia meu elefantinho cercado pela floresta dos meus sonhos, agora ilha no meio do mar, com sombra, perfume e tesouro.” (“Elefante”, Bartolomeu Campos de Queirós.)
D “Meu elefante ficou de pé, equilibrando-se sobre minha mão trêmula. Encantado com a voz da Lua, ele fez o mar silenciar. Não mais se ouvia som de água ou ruído de vento em nosso sonho.” (“Elefante”, Bartolomeu Campos de Queirós.)
E “E quanto mais eu amava, mais no sonho eu adentrava. E na medida em que -- com amor -- contemplava meu elefantinho, mais ele se transformava. Descobri que o amor tem suas invenções.” (“Elefante”, Bartolomeu Campos de Queirós.)
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Alternativa A.
“Um medo morno suspirou em mim: medo de o elefante decifrar minhas linhas, desfazer meus novelos, desamarrar meus nós. Eu sempre me escondo atrás de minhas redes.”
"Mim" e "me" são pronomes oblíquos, pois funcionam como complementos de verbos.
"Mim" é complemento do verbo "suspirou"; "me" é complemento do verbo "escondo".
"Eu" é pronome reto, pois funciona como sujeito do verbo "escondo".
As outras alternativas:
b) "me" - pronome oblíquo
Mas não há pronome reto
c) Não há pronomes retos nem oblíquos
d) "ele" - pronome reto
Mas não há pronome oblíquo
e) "eu" - pronome reto
"ele" - pronome reto
Mas não há pronome oblíquo
Perguntas interessantes