Português, perguntado por kaiovgmailcom6983, 1 ano atrás

Tristão, doente e cansado, por vezes queixa-se, por vezes suspira por Isolda que tanto deseja. Torce as mãos e as lágrimas correm. Neste desgosto, nesta angústia, vê a mulher avançar para ele; esta se lembra de um pérfido artifício e diz-lhe: “Kaherdin está a chegar! Avistei a nau ao longe no mar. Estou certa de que é a sua. Deus queira que vos traga uma nova da qual tireis reconforto!” Ao ouvir estas palavras, Tristão sobressalta-se e pergunta: “Bela amiga, estais absolutamente certa de que é a nau de Kaherdin?” "Não duvideis; reconheci-a bem.” “Dizei-me, peço-vos, não mo escondais: de que cor é a vela que esvoaça na verga?” Isolda responde numa voz que deseja segura: “A vela é preta!” Tristão não responde nada. Volta-se para a parede e diz: “Isolda, não quisestes vir para junto de mim! Por vosso amor tenho de morrer hoje!” Depois, após um curto instante, acrescenta numa voz apagada: “Não posso reter a vida mais tempo.” Por três vezes, pronunciou “Isolda, meu amor!”; a quarta, entregou a alma a Deus. No mesmo momento, o vento levantou-se no mar: conduziu sem tardar até à margem a nau de Kaherdin. Antes de qualquer outra pessoa, Isolda, a loura, desceu a terra. Ouve grandes lamentos elevaram-se nas ruas de Karhaix e o dobre que soa nos campanários das igrejas. Pergunta aos transeuntes a razão por que tocam os sinos, por quem chora todo aquele povo. Um velho responde-lhe: “Bela dama, que Deus me ajude! Aconteceu nesta terra uma grande infelicidade: Tristão, o bravo, o franco, morreu! Acaba de falecer na cama de uma ferida de que nenhum médico o pôde curar.”
(TR IS TÃ O E IS O LD A : le n d a m e d ie v a l c e lta de a m o r. S ã o P aulo: M a rtin C la re t. 2 0 0 6 . p. 143.
)

1. Neste trecho, o conflito da narrativa vem marcado com o uso dos discursos diretos.
a) Identifique-os.
b) Justifique o efeito de sentido desse recurso linguístico para a construção do discurso narrativo.
2. Um importante elemento do discurso narrativo é o aspecto temporal. Identifique como a natureza se transformounos últimos momentos de Tristão e as ações realizadas pelas duas Isoldas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
62
1. a) Todos os discursos diretos do trecho do texto estão marcados com o uso de aspas ", portanto, alguns exemplos:
“Kaherdin está a chegar! Avistei a nau ao longe no mar. Estou certa de que é a sua. Deus queira que vos traga uma nova da qual tireis reconforto!”
“Bela amiga, estais absolutamente certa de que é a nau de Kaherdin?”
"Não duvideis; reconheci-a bem.”
(...)

b) A utilização do discurso direto no texto traz dinamismo à narrativa, inserindo elementos do drama (a ação presente, se considerarmos os gêneros como lírico, épico e dramático) ao texto de caráter épico.

2. Tristão está claramente abalado, e transforma-se de ansioso, abatido, angustiado ("
doente e cansado, por vezes queixa-se, por vezes suspira por Isolda") para completamente desolado, chegando ao suicídio ("Tristão não responde nada. (...) "Não posso reter a vida mais tempo.")
     A primeira Isolda, antagonista, age de maneira escusa e trama contra a felicidade dos dois amantes. A segunda Isolda, ingênua, desce à terra sem nada saber do fatal fim de seu amado.

Perguntas interessantes