ENEM, perguntado por rodrigoetfm8626, 1 ano atrás

Trinta ou quarenta manufaturas elevam-se no alto das colinas que eu estou descrevendo. Ao seu redor foram semeadas, ao acaso, as raquíticas moradias dos pobres. Mas como se poderia descrever o interior desses quarteirões, receptáculos dos vícios e da miséria, que envolvem e comprimem em suas hediondas dobras os grandes palácios da indústria? Aqui a humanidade atinge o seu mais completo desenvolvimento e sua maior brutalidade.

TOCQUEVILLE, A. de. Obras completas. Paris: Gallimard, 1958 (adaptado).

A descrição sobre a cidade de Manchester no início do século XIX remete, historicamente, à

a) introdução do setor de base e especialização da mão de obra.
b) implantação do sistema fabril e divisão entre capital e trabalho.
c) regulamentação da economia urbana e sujeição dos trabalhadores.
d) criação do ramo manufatureiro e proletarização do produtor direto.
e) ampliação da produção em massa e mobilização da classe operária.

Soluções para a tarefa

Respondido por adriano2santos
6
A alternativa correta é a alternativa b) implantação do sistema fabril e divisão entre capital e trabalho.

A realidade descrita compreende ao primeiro momento da Revolução Industrial, responsável por transformar o modo de produção existente até o período, as relações de trabalho e entre trabalhador e produto, além das mudanças no panorama social das cidades com uma maior concentração de pessoas pobres. 

O sistema fabril substitui as manufaturas e, com a Revolução Industrial, absorva a tecnologia em desenvolvimento das máquinas a vapor. Dentro desse panorama, a sociedade cada vez mais se divide a partir da desigualdade social, gerando maior concentração de renda para os detentores do capital (industriários, empresários) e uma nova realidade para os trabalhadores, excluídos de qualquer direito trabalhista.
Perguntas interessantes