Tribo Corubos
1) significado ou origem do nome
2) População total
3) Região geográfica
4) Línguas
5) Religiões
6) Aspectos históricos
7) Aspectos culturais
ALGUÉM PODERIA ME AJUDA POR FAVOR??
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1- “índios caceteiros” por causa de suas bordunas (Porrete feito de madeira dura usadas para dar bordoadas)
2- mais 200 pessoas
3- vivem na região de confluência dos rios Ituí e Itaquaí, no vale do Javari ( oeste do estado brasileiro do Amazonas.)
4- Os Corubo são falantes de uma língua ainda não classificada, mas todos dizem que a lingua é Corubo
5- Os Korubo contatados é somente uma geração de jovens que não aprenderam os rituais dos mais velhos do grupo que saiu e fica isolado. Por isso muito não é praticado mais, senão alguns danças e cânticos
6- O primeiro ciclo da borracha no fim do século XIX os índios foram explorados e escravizados para trabalhar em extrair o látex e receberam artigos industriais ou ser exterminados.
Os Korubo ficaram escondidos na floresta do Vale do Javari ate acerca de 1950 quando começou a extração de madeira. Os Korubo são reconhecidos por sua violência
Os Korubo sofreram ataques pelos regionais em 1979, 1981, 1985 e 1986 com índios mortos a tiros ou com farinha venenada e malocas queimadas.
Depois 30 visitas feitas pelos Korubo um ataque resultou em que um sertanista foi morto por um desentendimento entre os índios e a FUNAI, mas as relações têm melhoradas pelo ano 2000 (Hemming 2003.548). Uma enfermeira tem trabalhada com eles por dois anos (Anonby e Holbrook 2010.8). Em 2010 a FUNAI teve contato com cinco homens dos Korubo isolados, que acreditaram que a cacique Maya tinha morrido e temeram contato por pegar as doenças dos brancos (Globo amazônia 11/12/2010).
7- Não é possível descrever os rituais desse povo, já que muitas práticas caíram em desuso depois da cisão com o antigo grupo (isolado).
Com relação à cultura material, nota-se que o grupo utiliza quase que exclusivamente os seguintes instrumentos de caça e guerra: a zarabatana, o arco e flecha, a borduna e um tipo de lança. A ponta do dardo da zarabatana é embebida em um veneno elaborado a partir da raspagem de dois tipos de cipó.
As cerâmicas ainda estão presentes na vida cotidiana, mas sua fabricação já não é tão comum
Quanto aos adornos corporais, não há a mesma exuberância existente entre outros grupos Pano. O que pode ser classificado como adorno tradicional é o bracelete de tucum.
Uma outra característica tradicional dos Korubo é o corte de cabelo em meia cuia (ou meia lua): conserva-se somente o cabelo que vai do centro da cabeça até a testa, raspando o restante com auxílio de um capim típico da região.
Os homens korubo tomam uma bebida elaborada a partir de um cipó denominado Tati com objetivo de ficarem fortes e aptos para a caça.