Trezentas onças João Simões Lopes Neto – Pois, amigo! Não lhe conto nada! Quando botei o pé em terra na ramada da estância, ao tempo que dava as – boas-tardes! – ao dono da casa, aguentei um tirão seco no coração... não senti na cintura o peso da guaiaca! Tinha perdido trezentas onças de ouro que levava, para pagamento de gados que ia levantar. E logo passou-me pelos olhos um clarão de cegar, depois uns coriscos tirante a roxo... depois tudo me ficou cinzento, para escuro... Eu era mui pobre – e ainda hoje, é como vancê sabe... –; estava começando a vida, e o dinheiro era do meu patrão, um charqueador, sujeito de contas mui limpas e brabo como uma manga de pedras... Assim, de meio assombrado me fui repondo quando ouvi que indagavam: – Então, patrício? Está doente? – Obrigado! Não, senhor, respondi, não é doença; é que sucedeu-me uma desgraça: perdi uma dinheirama do meu patrão... – A la fresca!... – É verdade... antes morresse, que isto! Que vai ele pensar agora de mim!... – É uma dos diabos, é...; mas não se acoquine, homem! Nisto o cusco brasino deu uns pulos ao focinho do cavalo, como querendo lambê-lo, e logo correu para a estrada, aos latidos. E olhava-me, e vinha e ia, e tornava a latir... Ah!... E num repente lembre-me bem de tudo. Parecia que estava vendo o lugar da sesteada, o banho, a arrumação das roupas nuns galhos de sarandi, e, em cima de uma pedra, a guaiaca e por cima dela o cinto das armas (...); tudo, vi tudo. Estava lá, na beirada do passo, a guaiaca. E o remédio era um só: tocar a meia rédea, antes que outros andantes passassem. (...) _________________________________________________ Interpretação 1- A que se refere a palavra onças no título? Se for necessário, pesquise o significado dela em um dicionário. 2- De que outra forma esse título poderia ser compreendido? 3- No trecho lido, há muitas palavras e expressões características de certa região do Brasil. a) Liste as palavras e expressões que você não entendeu e suponha um possível significado para elas com base no contexto. b) Se não conseguir compreender o significado delas com base no contexto, consulte um dicionário ou outra fonte.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-) Onças de ouro.
2-) 300 onças de ouro.
3-) a) botei - coloquei; boas-tardes - boa tarde; mui pobre - muito pobre; etc. b) tocar a meia rédea - Correia presa ao freio do cavalo e de que se serve o cavaleiro para dirigir o animal; sesteada - lugar no campo, onde viajantes, tropeiros ou carreteiros comem o almoço e fazem a sesta.
As questões sobre a obra "Trezentas onças" discutem o sentido das palavras em contexto para a localização do seu significado.
Sentidos da palavra "onças"
Questão 1. A palavra “onças” do título se refere ao peso do ouro, equivalente a 28,349523125 gramas. Assim, a personagem perdeu 8.504,856975 gramas de ouro.
Questão 2. O título “Trezentas onças” pode ser compreendido como a onça animal, em quantidade de trezentas.
Palavras em contexto e seu signicado
Questão 3. a) Algumas palavras do texto que podem gerar dúvida no leitor, com significado baseado no contexto são:
- ramada - entrada
- tirão seco - pontada
- guaiaca - bolsa
- charqueador - fazendeiro
- acoquinar - preocupar
- cusco brasino - cachorro
- sesteada - cochilada
- tocar a meia rédea - voltar ao local
b) No dicionário, os termos significam:
- ramada - rama (conjunto de ramos).
- tirão seco - Reg (RS): golpe imprevisto que o animal leva ao ser puxado pelo cabresto.
- guaiaca - Sul do Brasil - cinto largo de couro ou de camurça, com bolsos onde se guardam dinheiro e outros objetos.
- charqueador - Fabricante ou preparador de charque (carne de sol).
- acoquinar - Causar medo, afrontar, intimidar, deixar em situação hesitante.
- cusco brasino - Nome de uma raça de cão de pelagem acinzentada.
- sesteada - lugar no campo, onde viajantes, tropeiros ou carreteiros comem o almoço e fazem a sesta.
- meia rédea - andadura do cavalo, mais rápida do que o galope comum, menos do que a carreira.
Saiba mais sobre regionalismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/4203142