três tipos de doenças parasitárias e suas definições
Soluções para a tarefa
Doença de Chagas é feita por um inseto chamado de Barbeiro e que pode ser encontrado em muitas regiões do Brasil. Alguns desses insetos contêm o protozoário Trypanosoma cruzi e quando picam o ser humano acabam transmitindo o mesmo. O protozoário logo adentra o organismo em busca de sangue. O grande problema não está na picada, mas sim nas fezes que o barbeiro jogar sobre a picada que causa coceira. Quando o indivíduo que foi picado coça acaba jogando as fezes infectadas pelo babeiro na sua corrente sanguínea. A contaminação também pode acontecer através de transfusão de sangue contaminado.
Giardíase é causada pelo protozoário Giardia lamblia que pode estar presente na sua forma cística em alimentos mal lavados e em água contaminada. Um dos principais problemas dessa doença é o fato de ela reduzir e muito a absorção de nutrientes do trato digestivo o que pode acarretar numa séria desnutrição.Os principais sintomas da Giardíase são náuseas, cólicas e diarreias. O tratamento em geral o tratamento dessa doença é feito com um medicamento chamado ornidazol, numa dose única e via oral. No caso de apresentar os sintomas procure um médico para que seja prescrita a medicação necessária.
A Leishmaniose é uma doença causada pelos protozoários do gênero Leishmania. O sintoma principal dessa doença também é a sua principal característica, feridas nas mucosas da pele. A forma mais grave de Leishmaniose é conhecida como Calazar ou Leishmaniose Visceral. Um dos principais inconvenientes dessa doença é o aparecimento de borbulhas vermelhas sobre a pele, feridas que não cicatrizam com facilidade nos pontos em que o mosquito picou. Essas feridas evoluem para cascas e com o tempo a pele vai ficando mais escura. A leishmaniose pode se manifestar nas mucosas da boca, do nariz e também das partes genitais