Biologia, perguntado por biancafeld, 1 ano atrás

Três populações de insetos, X, Y e Z, habitantes de uma mesma região e pertencentes a uma mesma espécie, foram isoladas geograficamente. Após vários anos, com o desaparecimento da barreira geográfica, verificou-se que o cruzamento dos indivíduos da população X com os da população Y produzia híbridos estéreis. O cruzamento dos indivíduos da população X com os da população Z produzia descendentes férteis, e o dos indivíduos da população Y com os da população Z não produzia descendentes. A análise desses resultados permite concluir que: a. X, Y e Z continuaram pertencendo à mesma espécie. b. X, Y e Z formaram três espécies diferentes. c. X e Z tornaram-se espécies diferentes e Y continuou a pertencer à mesma espécie. d. X e Z continuaram a pertencer à mesma espécie e Y tornou-se uma espécie diferente. e. X e Y continuaram a pertencer à mesma espécie e Z tornou-se a mesma espécie diferente.

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
837
Olá!!

A resposta correta é a de letra  d. X e Z continuaram a pertencer à mesma espécie e Y tornou-se uma espécie diferente.


Analisando as populações podemos perceber que a Y acabou se transformando em uma espécie dissemelhante já que a mesma era homozigoto, isto é, dispões de genes que são recessivos.

De maneira que se existisse uma miscigenação entre as populações de X e de Z a probabilidade do gene recessivo aparecer não existira. Porém se fosse com X e Y teria sim gene recessivo. Uma dica é fazer aquela tabela de aa x AA para poder visualizar melhor o resultado.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Respondido por henry2001
127

Resposta: d) X e Z continuam a pertencer à mesma espécie e Y e tornou-se uma espécie diferente.

Perguntas interessantes