Três pilotos sobreviveram a quedas livres de cerca de 6.000 metros (20.000 pés) sem um paraquedas na Segunda Guerra Mundial; Tenente I. M. Chisov foi um piloto de bombardeio russo, Sgt. Alan Magee era um atirador americano em um B-17, e o Sgt. Nicholas Alkemade era um atirador britânico em um bombardeiro Lancaster. Estima-se que uma pessoa caindo na posição "caixa" alcance uma velocidade terminal de cerca de 200 km/h (120 mph) depois de uma queda de somente 300 metros (1.000 pés), ou seja, os 5.700 metros (19.000 pés) de queda que eles sofreram não tornaram estas quedas mais perigosas, exceto pelo fato da falta de oxigênio em altas altitudes. Os três homens perderam a consciência durante suas quedas, e dois deles aterraram em terrenos cobertos com neve profunda, o que provavelmente foi um fator decisivo para a sobrevivência de suas quedas. No texto o autor afirma que a velocidade terminal é atingida após uma queda de apenas 300m. Apresente argumentos, baseados nos conceitos da Física, contra ou à favor desta afirmação destacada acima.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A velocidade específica de 200 km/h só pode ser determinada através de experimento.
Mas os conceitos por trás desta afirmação sustentam a mesma.
Um exercício que se pode fazer em sala de aula para mostrar os efeitos da resistência do ar é soltar uma folha de papel aberta e uma folha amassada e ver qual chega no chão primeiro.
Após algumas repetições, concluímos que a folha amassada sempre chega no chão primeiro.
Como a "forma caixa" é a forma que tem maior resistência do ar (para um ser humano em queda) é de se esperar que a velocidade de queda seja mais baixa do que cair de ponta cabeça
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás