Três obras apresentados nacional da capivara o monolito ponce eo freco entre os dois tipos de património cultural
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Resposta:
1.D O PATRIMÔNIO H ISTÓRICO E
A RTÍSTICO AO PATRIMÔNIO C ULTURAL
Este capítulo visa apresentar a base da transformação da atuação do Iphan na última década. Trata-se da
efetivação, em termos de linhas e instrumentos de ação, de um novo conceito de patrimônio e do
estabelecimento de diretrizes gerais para nortear as ações desenvolvidas ou estimuladas pela instituição.
A atualização conceitual teve como determinante a necessidade de fazer a política de preservação refletir de forma
mais consistente a diversidade cultural brasileira, rompendo a fronteira do que se entendia por patrimônio histórico
e artístico, em direção a uma visão mais abrangente dos legados culturais presentes no país.
A formulação de diretrizes é resultado de um processo de avaliação da eficácia dos instrumentos de preservação
dos bens culturais e da necessidade de aprimorá-los para dar conta dos novos desafios trazidos pela ampliação
das competências da política de preservação e para alargar seu significado social.
1.1. Patrimônio Cultural: um conceito
alinhado com a diversidade brasileira
O conceito de patrimônio histórico e artístico que orientou a ação do Iphan em suas primeiras décadas
limitava o foco da instituição a identificar e proteger bens destacados por sua excepcionalidade histórica,
monumental ou artística.
Por muito tempo, a atenção e as energias do principal órgão de preservação do país, que moldou a constituição
dos órgãos estaduais, estiveram estritamente voltadas à proteção do legado material da colonização portuguesa
e do período imperial. Esse foco concentrou a ação do Iphan no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e nos
estados em que estão presentes os maiores legados da cultura do açúcar, destacadamente, Bahia e Pernambuco1.
Na década de 1970, tiveram início as discussões sobre a necessidade de atualização e ampliação desse conceito
para que fosse capaz de abarcar os diversos legados históricos e culturais da trajetória brasileira. Isto significava
incluir os legados da cultura indígena, da cultura afro-brasileira e da cultura popular de uma sociedade
resultante de um contínuo processo de contato entre culturas diversas2.
Ofício das Paneleiras de Goiabeiras em Vitória (ES), primeiro registro de patrimônio imaterial
espero ter ajudado