três mudanças importantes ao fim da Guerra fria
Soluções para a tarefa
partir do final da década de 1980, o socialismo implantado da União Soviética, começou a apresentar sinais de fracasso. Manifestações populares se espalharam por vários países pertencentes à União Soviética. Eram os primeiros sinais de fracasso do sistema socialista. As pessoas estavam insatisfeitas com a falta de liberdade de expressão, e com o domínio político dos Partidos Comunistas de cada país, além de vários outros fatores que levaram a protestos e, posteriormente, a abertura econômica da União Soviética.
Na antiga Alemanha Socialista, ocorreu um dos mais famosos feitos da Guerra Fria e da quebra do sistema socialista implantado pela União Soviética. As manifestações ocorridas no lado socialista da Alemanha ajudaram a mostrar ao mundo a crise do sistema socialista, e de certa forma, ajudou a fortalecer a economia de mercado.
O muro de Berlim foi construído, durante após a Segunda Guerra Mundial, durante o período da Guerra Fria. O objetivo que levou a sua construção foi separar a então dividida Alemanha, entre os dois distintos sistemas econômicos, político, social e cultural: o socialismo idealizado pela potencia União Soviética e o capitalismo, onde os Estados Unidos da América era a maior potencia.
Logo no início da construção do muro, a população alemã não dava muita atenção ao muro. Essa população não acreditava que o muro de fato fosse existir, acreditavam que todos os transeuntes poderiam ultrapassar livremente para o outro lado do muro. Quando a sua construção foi concluída, todos ficaram assustados, pois não poderiam mais passar para o outro lado da cidade, diferentemente do que todos imaginavam.
Inicialmente, o muro foi bastante reforçado, possuía cercas elétricas, cerca de 300 torres de vigilância, soldados armados preparados para atirar, com permissão para matar qualquer um que tentasse passar de lado. O maior símbolo da guerra fria foi o muro de Berlim. Este muro era a guerra construída: assim como Berlim estava dividida pelo muro, o mundo estava divido por ameaças. E, conseqüentemente, o fim da guerra também foi o fim do muro, que deixou de existir em oito de novembro de 1989.
O fim da guerra, como metáfora, teve dois desmoronamentos: o do muro de Berlim e o da ideologia socialista. Quando o muro foi derrubado, os cidadãos da Alemanha foram comemorar o momento histórico e ajudaram a derrubá-lo.
A data que ocorreu a demolição do muro representa, ainda hoje, para os berlinenses, uma vitória, é ela é comemorada todo ano. De fato, a liberdade é algo que ninguém pode tirar das pessoas, e nenhuma barreira vai impedir que o povo lute por suas conquistas.
No ano passado, o mundo comemorou os 20 anos da queda do muro de Berlim. Houve na cidade inteira uma comoção geral vai ir as ruas celebrar o aniversário da queda do muro, que separou a Alemanha em duas partes durante vinte e oito anos.
Ainda hoje é possível notar várias diferenças entre as duas Alemanha, seja em algumas tradições culturais, na arquitetura dos edifícios ou até mesmo na economia, já que o lado que não viveu o regime socialista em mais desenvolvido do que o demais