Português, perguntado por arthurluciano2pa4dfh, 1 ano atrás

Três homens são levados à presença de um jovem lógico. Sabe-se que um deles é um honesto marceneiro, que sempre diz a verdade. Sabe-se, também, que um outro é um pedreiro, igualmente honesto e trabalhador, mas que tem o estranho costume de sempre mentir, de jamais dizer a verdade. Sabe-se, ainda, que o restante é um vulgar ladrão que ora mente, ora diz a verdade. O problema é que não se sabe quem, entre eles, é quem. À frente do jovem lógico, esses três homens fazem, ordenadamente, as seguintes declarações:O primeiro diz: “Eu sou o ladrão.”O segundo diz: “É verdade; ele, o que acabou de falar, é o ladrão.”O terceiro diz: “Eu sou o ladrão.”Com base nestas informações, o jovem lógico pode, então, *

A] O ladrão é o primeiro e o marceneiro é o terceiro.
B] O ladrão é o primeiro e o marceneiro é o segundo.
C] O pedreiro é o primeiro e o ladrão é o segundo.
D] O pedreiro é o primeiro e o ladrão é o terceiro

Soluções para a tarefa

Respondido por hugoleomts
3

Resposta:

B] O ladrão é o primeiro e o marceneiro é o segundo.

Explicação:

Vamos lá. Duas das declarações são sobre ser ladrão. Como o marceneiro sempre diz a verdade, não poderia declarar nenhuma das duas, pois estaria mentindo. Assim, o marceneiro é quem diz "É verdade, ele , o que acabou de falar, é o ladrão". Assim a única opção que é válida é a letra B.

Mas só pra completar o raciocínio. Como o marceneiro diz a verdade e declara que o primeiro que declarou algo diz a verdade, se as declarações restantes são sobre ser ladrão, é preciso ser o próprio ladrão a dizer que é ladrão para que seja verdade e o marceneiro possa confirmar essa informação. Mesmo que o ladrão possa mentir, neste caso, pela confirmação do marceneiro, dessa vez ele não está mentindo.

Assim temos:

1) Ladrão: "Sou ladrão".

2) Marceneiro: “É verdade; ele, o que acabou de falar, é o ladrão”.

3) Pedreiro: “Eu sou o ladrão.”

Perguntas interessantes