Química, perguntado por ketmartins, 1 ano atrás

Tres frascos de vidro transparentes,fechados,de formas e dimensões iguais,contêm cada um a mesma massa de líquidos diferentes.Um contém água,o outro clorofórmio e o terceiro,etanol.
Os tres líquidos são incolores e não preenchem totalmente os frascos ,os quais não tem nenhuma identificação.Sem abrir os frascos,como posso fazer para identificar essas substancias.
A densidade (d) de cada um dos líquidos,á temperatura ambiente,é igual a :d(água)=1,0 g/cm³,d(clorofórmio)=1,4g/cm³ e d(etanol)=0,8 g/cm³.

Soluções para a tarefa

Respondido por carlavieira20
7
Como cada frasco contém a mesma massa de líquidos diferentes, e com densidades diferentes, o volume que cada um vai ocupar também será diferente. Para descobrir o volume, é só dividir a massa pela densidade. 

Assim, o frasco MAIS CHEIO contém o líquido de MENOR densidade, e o frasco MENOS CHEIO contém o líquido de MAIOR densidade. 

Para ajudar a ilustrar, vamos pensar em um exemplo de massa qualquer, digamos, 10g. 
O volume ocupado pelo líquido é igual ao valor da massa dividido pelo valor da densidade: 

10g de clorofórmio vão ocupar 7,14 cm3 (10/1,4=7,14) 
10g de água vão ocupar 10 cm3 (10/1,0=10) 
10g de etanol vão ocupar 12,5 cm3 (10/0,8=12,5) 

Ou seja, se considerarmos que tem 10g de cada líquido em cada frasco, o frasco com clorofórmio será o que tem menor volume de líquido, o frasco com etanol será o que tem maior volume de líquido, e o frasco com água será o intermediário. 

Pode fazer a conta com outras massas (20g, 1000g, 100.000g...) que sempre vai dar o mesmo resultado. 
Perguntas interessantes