Três faixas retangulares, todas com 25 centímetros de largura, têm comprimentos A, B e C metros. Necessita-se recortar essas faixas em faixas retangulares menores, todas com 25 centímetros de largura e maior comprimento possível, sem desperdício. Sabendo-se que a soma dos comprimentos A, B e C é 6 metros, a soma dos comprimentos A e B é 3,6 metros e que o comprimento C excede o comprimento A em 80 centímetros, o número total de faixas retangulares menores e o perímetro de cada uma delas, em metros, deverão ser, respectivamente :
Soluções para a tarefa
Primeiramente, vamos determinar o comprimento de cada faixa a partir das informações fornecidas.
Temos que os faixas A e B somadas medem 3,6 metros do total. Logo, a faixa C possui 2,4 metros. Além disso, o comprimento da faixa C excede o de A em 80 centímetros, o que nos permite concluir que a faixa A possui comprimento de 1,6 metros e, consequentemente, o comprimento da faixa B será 2,0 metros.
Agora, como queremos o maior comprimento possível, devemos calcular o máximo divisor comum entre os comprimentos das três faixas.
O máximo divisor comum será a multiplicação dos fatores comuns, logo:
Assim, cada faixa deve possuir 40 centímetros de comprimento. Como temos seis metros de comprimento, será possível cortar 15 faixas. Além disso, o perímetro de cada uma será:
Portanto, número total de faixas é 15 e o perímetro de cada uma é 1,3 metro.