três Compositores que fazem críticas sociais e políticas através
de suas músicas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apesar de Você — Chico Buarque
Vamos começar por um período da história do Brasil que é cheio de músicas bem politizadas, algumas com letras explícitas, outras nem tanto: a ditadura civil-militar.
Apesar de Você, do Chico Buarque, passou pelo filtro da censura da época e houve até quem pensasse que música que falava sobre uma mulher autoritária, da qual o companheiro não via a hora de se livrar. A mulher, no entanto, era a própria ditadura.
Na época, Chico foi muito questionado sobre quem seria esse você na letra, que as pessoas ligavam instintivamente ao General Emílio Médici, mas o cantor já disse que nunca teve essa intenção: o você não era o Médici, o você era tudo, toda aquela situação que a gente vivia na época.
Apesar de você, amanhã há de ser outro dia
Xibom Bombom — As Meninas
Axé com crítica social? Temos sim! As Meninas, uma banda de axé formada só por mulheres, lançaram Xibom Bombom no fim da década de 90, e a música foi sucesso absoluto.
Apesar do ritmo animado, a letra fala sobre um problema social gravíssimo e que segue vivo durante toda a história do Brasil (e do mundo): a desigualdade.
Onde o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre
Cidadão — Zé Ramalho
Cidadão também fala sobre a desigualdade, mas vai ainda mais fundo: a letra nos alerta sobre o preconceito social.
O personagem da música nos conta sobre os lugares que ele ajudou a construir com as próprias mãos, e nos quais agora sequer pode entrar (e as vezes nem mesmo olhar).