Três átomos possuem as configurações eletrônicas mostradas a seguir (1) 1s2 2s2 2p6 3s23p6 4s2 3d10 4p65s2 4d105p66s2 (2) 1s2 2s2 2p6 3s23p4 (3) 1s2 2s1 A ordem crescente de energia de ionização de ionização é dada por:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A energia de ionização é aquela utilizada para retirar um elétron de um átomo. Quanto maior for o número de camadas (mais distante do núcleo) menor é a energia de ionização.
Então, a energia aumenta no sentido da diminuição do número de camadas.
E 1 < E 2 < E 3
Resposta:
1 - 3 - 2
Explicação:
Para responder a esta questão é preciso lembrar que a energia fornecida para se retirar o primeiro elétron, isto é, o elétron mais afastado do núcleo, que se encontra na camada de valência, é denominado primeira energia de ionização. Em linhas gerais, essa energia pode ser definida como a energia necessária para remover um elétron da última camada de um átomo qualquer em seu estado gasoso. A medida em que aumenta o tamanho relativo do átomo, aumenta também a facilidade para remoção de um elétron de valência. Portanto, quanto maior for o tamanho do átomo, menor será a energia de ionização. E como o átomo aumenta em tamanho na tabela periódica de cima para baixo, a energia de ionização aumentará de baixo para cima. Como mostrou-se, o tamanho de um átomo ao longo de um período aumenta da direita para a esquerda, portanto, a atração do núcleo sobre os elétrons de valência aumentará da esquerda para a direita. Conclui-se portanto que os metais das famílias 1A e 2A (lado esquerdo da tabela) possuem as menores energias de ionização, enquanto que os ametais apresentam as maiores energias de ionização. Analisando as distribuições eletrônicas, pode concluir que os elementos correspondentes são:
1 – Bário (Ba)
2 – Enxofre (S)
3 – Lítio (Li)
Como o enxofre é um ametal, espera-se que este possua a maior energia de ionização, entre os três. O Bário e o Lítio pertencem à mesma família, porém encontram-se em períodos diferentes. Como o Lítio está período 2 o bário no período 6, este apresenta a energia de ionização em relação ao bário.