Três amigos vão acampar e descobrem que nenhum deles trouxe fósforos. Para acender o fogo e fazer o almoço, resolvem improvisar e prendem um pedaço de filme plástico transparente num aro de "cipó".
Soluções para a tarefa
A questão ficou incompleta. Assim, segue complemento e resposta:
"Colocam um pouco de água sobre o plástico, formando uma poça de aproximadamente 14 cm de diâmetro e 1 cm de profundidade máxima, cuja forma pode ser aproximada pela de uma calota esférica. Quando o sol está a pino, para aproveitamento máximo da energia solar, a distância, em cm, entre o centro do filme e a palha seca usada para iniciar o fogo, é, aproximadamente" Letra A) 75 cm
Cálculo para obtenção da resposta apresentada
A partir dos dados do enunciado é possível construirmos a figura que segue em anexo. E em decorrência disso, temos o seguinte:
- R^2 = (R – 1)^2 + 7^2 ⇒ R = 25 cm
Com o "sol a pino", a partir da "equação dos pontos conjugados de Gauss" (ou somente "equação de Gauss")*, temos o seguinte:
- 1 / f = 1 / p (fica igual a 0) + 1 / p´ ⇒ f = p´
Agora, a partir da equação dada temos o seguinte:
- 1 / f = (n - 1) 1 / R ⇒ 1 / p´ = (1,33 – 1) 1/25 ⇒ p´ = 75cm
* Sobre "equação dos pontos conjugados de Gauss" (ou somente "equação de Gauss") essa é utilizada de modo a fornecer altura e também a posição de uma imagem que é conjugada por uma lente do tipo esférica.
Veja aqui outra aplicação da "equação de Gauss": https://brainly.com.br/tarefa/75747
Bons estudos!