Trecho de O Último Discurso, do filme O Grande Ditador, de Charles Chaplin
Alguns de nós desejamos ajudar uns aos outros. Poucos Os seres humanos são assim. Desejando viver para a felicidade do próximo. Por que havemos de odiar ou desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica,pode prover todas as nossas necessidades.O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma do homem,levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios.Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nesses tempos modernos, a máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, insensíveis e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura.Sem essas duas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido
1- Copie 12 dos valores, sentimentos e virtudes apresentados no texto.
2- O que o autor diz que é mais importante que as máquinas e a inteligência? E como ele diz que será a vida sem essas virtudes.
3- Quem é o autor do texto?
4- Defina solidariedade com apenas uma palavra.
5- De acordo com o texto, porque não é necessário odiar ou desprezar as pessoas?
6- De acordo com o autor o que faz com que aconteçam ódio e miséria no mundo?
7- Em que contexto o texto foi escrito?
8- De acordo com o texto que conseqüências a modernidade pode ter, se não houver uma valorização dos bons sentimentos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Copie 12 dos valores, sentimentos e virtudes apresentados no texto:
- Felicidade, odiar, desprezar, liberdade, miséria, morticínios, enclausurados, abundância, céticos, inteligência, insensíveis, cruéis.
2- O que o autor diz que é mais importante que as máquinas e a inteligência? E como diz que será a vida sem essas virtudes.
- Humanidade, por que, precisamos mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura, e a vida sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
3- Quem é o autor do texto?
- Charles Chaplin.
4- Define solidariedade com apenas uma palavra
- É o substantivo feminino que indica a qualidade de solidário e um sentimento de identificação em relação ao sofrimento dos outros.
5- De acordo com o texto, porque não é necessário odiar ou desprezar as pessoas?
- Nesse mundo há espaço para todos, a terra, que é bom e rica, pode prover todas as nossas necessidades.
6- De acordo com o autor, o que faz com que aconteçam ódio e miséria no mundo?
- O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos, a cobiça envenenou a alma do homem, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar a passo do ganso para miséria e os morticínios.
7- Em que contexto o texto foi escrito?
- Acontece num contexto em uma situação, em que Charles Chaplin faz seu último discurso.
8- De acordo o texto que consequências a modernidade pode ter, se não houver uma valorização dos bons sentimentos?
- Pode nos deixar insensíveis e cruéis.
Explicação:
1) Podem-se copiar estes 12 valores, sentimentos e virtudes apresentados no texto:
• "ajuda ao próximo";
• "ódio";
• "desprezo";
• "liberdade";
• "beleza";
• "cobiça";
• "enclausurados";
• "céticos";
• "inteligência";
• "afeição";
• "doçura";
• "humanidade".
Os valores acima são utilizados com o objetivo de descrever. Para isso, foram usados substantivos abstratos.
Link para mais informações: https://brainly.com.br/tarefa/7334008
2. Para o autor, mais importante do que as máquinas e a inteligência, precisamos de humanidade, afeição e doçura. Segundo o autor, a vida sem essas virtudes será de violência e, consequentemente, tudo será perdido.
Isso indica que conforme assinala Charles Chaplin, a tecnologia não é o mais importante. Máquinas e grandes cérebros não são mais importantes do que simples sentimentos. Dessa forma, por mais que a humanidade avance no campo tecnológico, é necessário que ela não se esqueça de sua base, isto é, do que a torna humana.
Por esse motivo, os sentimentos que são capazes de nos caracterizar como humanos devem continuar nos guiando. Até porque são eles que nos diferenciam de simples máquinas.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/6831400
3. O autor do texto é Charles Chaplin.
Charles Chaplin foi um importante ator, diretor e roteirista do início do século XX. Muitas de suas obras são apreciadas até os dias de hoje, como o filme "Tempos Modernos". A cena em que o personagem principal sai da fábrica apertando parafusos está no imaginário popular.
Ele foi um dos principais atores da época do cinema mudo. Apenas em 1940, com a obra "O Grande Ditador", cujo fragmento embasa esta questão, Chaplin ingressou no cinema falado. Nesse filme, que foi lançado m meio a Segunda Guerra Mundial, ele faz um belo discurso final.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/27553613
4. Podemos definir solidariedade com apenas esta palavra "empatia".
Isso é possível, pois ser empático significa ter a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa. Quando uma pessoa tem empatia, consegue se sentir como o outro se sente. Dessa forma, caso esteja em contato com alguém que precise de ajuda, será solidário, ou seja, estará pronto para ajudar, pois é capaz de saber como o outro se sente.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/35345764
5- De acordo com o texto, não é necessário odiar ou desprezar as pessoas, pois há espaço para todas as pessoas no mundo.
Para Charles Chaplin, na Terra , cabem todas as pessoas. Além disso, ela é boa e rica; dessa forma, é capaz de fornecer todas as nossas necessidades para todos os seres humanos. Por esse motivo, não há motivo para sentimentos como ódio e desprezo.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/9810350
6- De acordo com o autor a cobiça faz com que aconteçam ódio e miséria no mundo.
Conforme indicado na questão anterior, para Chaplin, há espaço no planeta para todos. Por esse motivo, não há razão para sentimentos destrutíveis como a cobiça.
Apesar disso, a cobiça dos seres humanos atrapalha tudo e faz com que sentimentos negativos apareçam. O desejo de se apropriar do que pertence ao outro e de viver uma vida alheia, por exemplo, resultam em atitudes desprezíveis.
Tudo isso poderia ser evitado, pois, segundo o autor de texto, não há motivos para divisões, já que o mundo acolhe todos os seres humanos.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/24114926
7- O "Último Discurso", do filme "O Grande Ditador", foi escrito no contexto da Segunda Guerra Mundial.
Por essa razão, tal obra é tão relevante. Em um cenário de guerra em todo o mundo, surgiu Chaplin, em sua primeira obra cinematográfica falada, discursando sobre a necessidade de sermos mais humanos.
Alguns relatos afirmam que o próprio Hitler assistiu a esta obra na Alemanha. Não sabemos se é verdade. Apesar disso, imaginar que essa obra foi divulgada em um contexto de Guerra Mundial certamente faz com que compreendamos seu significado de forma mais exata.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/13254691
8) De acordo com o texto, se não houver uma valorização dos bons sentimentos, a modernidade pode ter consequências terríveis, como violência e perda de todos os aspectos humanos.
Isso porque a desvalorização dos bons sentimentos pode fazer com que os seres humanos sejam menos sensíveis e isso pode ocorrer de forma gradual.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/2170512
BONS ESTUDOS!