Português, perguntado por lupierri, 1 ano atrás

TRE-MG) Observe atentamente o emprego da vírgula nos seguintes períodos: I. Em busca, de terras novas e oportunidades, meio milhão de brasileiros ignora as fronteiras de nosso País. II. Meio milhão de brasileiros, em busca de terras novas e oportunidades, ignora as fronteiras de nosso País. III. Meio milhão de brasileiros ignora, em busca de terras novas e oportunidades, as fronteiras de nosso País. Tendo em vista o uso da vírgula, o período está corretamente pontuado em:


lupierri: Meio milhão de brasileiros é o sujeito da oração;
pryscilla2almeida: Idem.
lupierri: Ignora as fronteiras de nosso país é o predicado da oração.
lupierri: Em busca de novas oportunidades é advérbio.
lupierri: O advérbio pode ser colocado em qualquer posição da frase, respeitando-se a pontuação adequada, no caso a vírgula.
lupierri: Sou professora de Língua Portuguesa com especialização em Linguística. Espero que reconsiderem a resposta para os outras pessoas.
lupierri: Não tem nada a ver com nexo!
pryscilla2almeida: Tudo bem professora, perdoe-me. Dei uma lida mais aprofundada no assunto e realmente você está certa. Reconsidero minha afirmação. E obrigada pela aula. Ás vezes pensamos que sabemos de alguma coisa, mas no final não sabemos é de nada.
pryscilla2almeida: Às vezes.
lupierri: Que bom que consegui ser clara! Um abraço

Soluções para a tarefa

Respondido por Spin
0
II e III

A gramática diz para respeitar a ordem direta (SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTO + ADJUNTO ADVERBIAL). Tudo que se opor a tal regra deve ser colocado entre vírgulas

 
I. Em busca, de terras novas e oportunidades, meio milhão de brasileiros ignora as fronteiras de nosso País

"de terras novas e oportunidades" é objetivo indireto do verbo buscar, portanto não pode ser separado por vírgulas, já que o verbo pede a preposição

Nas outras frases as vírgulas têm função de aposto e, portanto, está correto
Perguntas interessantes