Trazido da Teoria da comunicação, o conceito de repertório retrata, segundo Teixeira Coelho Netto (1980, p.123), “uma espécie de vocabulário, de estoque de signos conhecidos e utilizados por um indivíduo”. Em nossos estudos na disciplina de processos criativos, vimos que o raciocínio criativo está conectado ao repertório do indivíduo e que a criatividade pode ser considerada um reflexo deste repertório.
Assim, é possível afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
Quanto maior o repertório, menos fecundo o processo criativo.
Alternativa 2:
Quanto menor o repertório, menos fecundo o processo criativo.
Alternativa 3:
Quanto menos fecundo o processo criativo, maior o repertório.
Alternativa 4:
Quanto maior o repertório, mais fecundo o processo criativo.
Alternativa 5:
Nenhuma alternativa está correta.
Soluções para a tarefa
Como diz o enunciado, o repertório é, neste contexto, o conjunto de símbolos que o artista conhece, de modo que, quanto mais símbolos conhecer, maiores serão as possibilidades de que estabeleça uma relação inédita entre um símbolo e outro (pense, por exemplo, nas obras de Banksy - sua arte é definida pela união de símbolos com significados inesperados, causando admiração e espanto, como no caso da associação do buquê de flores ao coquetel molotov), de modo que maior é o potencial criativo do artista.
Além disto, possuir um vasto repertório simbólico também colabora para que o artista conheça diferentes formas de representação, o que colabora para que ele possa criar uma nova forma de representar sem repetir clichês já estabelecidos.
É correta, nesta perspectiva, a alternativa 4.