tratamento e lista de prevençoes da meningite pfv
Soluções para a tarefa
Resposta:
O tratamento para Meningite depende do agente causador (vírus, bactéria, fungo, parasita).
Meningite Bacteriana: o tratamento deve ser imediato com o uso de antibióticos intravenosos, medicamentos de cortisona, de acordo com a bactéria causadora da doença e a fim de reduzir o risco de futuras complicações.
Meningite Viral: nestes casos, geralmente os únicos meios de terapia são repouso, ingestão de muito líquido, uso de medicamentos para aliviar dores e em casos específicos, o uso de antivirais.
Meningite Fúngica: o tratamento é feito com o uso de fungicidas, que pode causar diversos efeitos colaterais, por isso só serão recomendados após a confirmação de qual o fungo responsável pela infecção.
Meningite Eosinofílica: o tratamento é feito com a administração de remédios antiparasitários, analgésicos, para aliviar as dores de cabeça, e corticoides, para tratar a inflamação da meningite e para a redução da pressão cerebral.
Assim, para casos crônicos da doença, o tratamento recomendado é o mesmo da Meningite Fúngica, pois, é o único tipo que apresenta este quadro.
Primeiramente, quando as causas da doença não estiverem claras, o médico especialista geralmente ministra medicamentos antivirais e antibióticos para o paciente. Isso porque as Meningites mais comuns, são as causadas por vírus e bactérias.
Para os casos de Meningites causadas por reações químicas, alergias a medicamentos e algumas categorias de câncer. Sendo assim, o médico pode ministrar receitas a base de cortisona.
Descubra como se PREVENIR da Meningite
Como a Meningite, geralmente, é resultado do contágio entre duas pessoas, evitar o contato ou proximidade com portadores da doença é uma das formas de prevenção, por isso:
evite aglomerações;
mantenha os ambientes ventilados;
higienize adequadamente os ambientes (casa, escolas, hospitais, creches…).
No entanto, a vacinação ainda é a melhor forma de se prevenir contra a doença. Confira a seguir quais são as vacinas responsáveis por combatê-la e quais as especificações de cada uma delas.
Resposta:
Sintomas
A meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro. A doença pode ser causada por vários tipos de micróbios, entre eles o meningococo, principal agente durante as epidemias. Trata-se de uma doença grave, que envolve o sistema nervoso central e pode levar à morte. Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, rigidez de nuca e, algumas vezes, manchas na pele (tipo picada de mosquito). Em crianças pequenas, há também o abaulamento de fontanela (moleira inchada). Apesar de grave, a meningite bacteriana tem cura, desde que diagnosticada rapidamente e tratada com antibiótico apropriado
Transmissão
O micróbio pode ser transmitido da garganta de uma pessoa a outra, através de gotículas da tosse, espirro e beijo. A meningite nem sempre é transmitida por indivíduos doentes. Algumas pessoas (geralmente adultas) que abrigam o meningococo na garganta podem retransmiti-lo, mesmo sem estarem doentes: são os chamados portadores sãos. A meningite atinge pessoas de todas as idades, sendo as crianças menores de cinco anos normalmente as mais afetadas.
Prevenção
Diversas medidas de controle são essenciais para prevenir epidemias de meningite. As principais são: o diagnóstico precoce com a internação de pacientes com sintomas da doença; a vacinação das pessoas em contato muito próximo com enfermos (especialmente dentro do mesmo domicílio); e a vacinação das pessoas com maior risco de adquirir a doença, como as submetidas à retirada cirúrgica do baço (esplenectomizados), as portadoras de disfunção do baço (asplenia funcional da anemia falciforme, da talassemia) ou aquelas com deficiências de imunoglobulinas e do complemento.
Explicação: