Tratado Proposto a Manuel da Silva Ferreira pelos seus escravos durante o tempo em que se conservaram levantados (c.1789)
“Meu senhor, nós queremos paz e não queremos guerra; se meu senhor também quiser nossa paz há de ser nessa conformidade, se quiser estar pelo que nós quisermos saber”.
[...] Para o seu sustento tenha lancha de pescaria ou canoas do alto, equando quiser comer mariscos mande os seus pretos Minas.
[...] Os atuais feitores não os queremos, faça eleição de outros com a nossa aprovação.
[...] A estar por todos os artigos acima, e conceder-nos a estar sempre de posse da ferramenta, estamos prontos para o servimos como dantes, porque não queremos seguir os maus costumes dos mais Engenhos.
“Podemos brincar, folgar, e cantar em todos os tempos que quisermos sem que nos impeça e nem seja preciso licença.”
A importância da utilização da fonte documental acima apresentada relaciona-se, sobretudo, ao seu potencial de problematização histórica. Nesse sentido, assinale a alternativa que qualifica o referido documento e o relaciona diretamente ao seu valor historiográfico.
a.
A narrativa evidencia o grau de instrução dos escravos, que emitiam documentos para registrar a luta pelo seus direitos.
b.
O documento nega as relações conflituosas entre senhores escravos, ao demonstrar que os cativos tinham condições plenas de argumentarem em favor de suas próprias causas.
c.
O conteúdo da fonte abre caminhos analíticos para previsão de conceitos como o de resistência negra escrava
d.
Os detalhes da narrativa revelam o exotismo e as peculiaridades da vida do nefro escravo no ambiente e rural.
e.
O texto é indicativo de um levante isolado, com característica chantagistas, em um contexto de escravidão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
36
No meu ponto de vista a alternativa é a A
Perguntas interessantes
Filosofia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás